Em Sessão Plenária realizada na manhã desta segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Rolim de Moura, o Presidente da Comissão de Saúde e Bem Estar, Vereador Ronny Ton Zanotelli (PTB), falou sobre a importância de estabelecer um plano de contingência e um gabinete de crise para eventuais emergências no município.
“Estamos observando há alguns dias nosso estado sendo castigado com fortes intempéries climáticas e índices de precipitação que estão ultrapassando o volume pluviométrico previsto. Quando enfrentamos essa situação vem a tona um outro ponto fundamental que é a falta de uma infraestrutura para enfrentar problemas que provavelmente só piorarão daqui pra frente”, alertou Ronny Ton.
Zanotelli frisa que o momento de calamidade em municípios vizinhos deve ser um exemplo para Rolim de Moura se preparar. “É importante nesse momento estabelecermos que a prevenção de desastres naturais seja uma prioridade, não só no âmbito municipal, mas também no estadual. Temos que nos antecipar aos muitos problemas que temos neste sentido. Drenagem de águas, assoreamento de leitos de rios, matas ciliares que não são respeitadas são alguns dos vários pontos a serem observados”.
Ao fim da sua fala, o petebista citou que Rolim de Moura já está lidando com transtornos nesta temporada de chuvas. “Nossa cidade está com possibilidade real de desabastecimento de água pela inundação da central de captação. Temos que trazer esse problema para o debate público e priorizar uma maneira de minimizar eventuais emergências e ter um plano de ação concreto para ser aplicado imediatamente”, finalizou Ronny.
Via assessoria/câmara