O secretário municipal de agricultura de Rolim de Moura (RO) Dionísio Pereira Braga “Goiaba” informou que o município recebeu do vice-governador José Jodan quatro variedades de brotos basais de abacate do estado das Minas Gerais para fazer o melhoramento genético dos abacates produzidos em Rolim de Moura. Goiaba disse que o trabalho é realizado em parceria com a Semagri, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o vice-governador José Jodan que é um grande parceiro do setor produtivo do município de Rolim de Moura. Goiaba informou que foram enxertadas aproximadamente duas mil mudas com quatro variedades distintas de abacate.
O início dos trabalhos da enxertia dos clones ocorreu na última segunda-feira (09), pela manhã, no viveiro municipal localizado no presídio semiaberto de Rolim de Moura, com presença do vice-governador José Jodan, do Secretário Municipal de Agricultura, Dionísio Pereira Braga, Engenheira Agrônoma, Cristina Weirich Vergara e os técnicos da Semagri Josia Ludtke, Wallisson Millard e Wagner Barbosa, onde iniciou-se a enxertia dos clones de abacate que foram trazidos de Minas Gerais para Rondônia.
José Jodan lembrou que no ano passado, colhemos as sementes de abacateiros adaptadas ao clima e ao solo de Rondônia, fizemos a germinação das mudas e agora estamos fazendo a enxertia com clones altamente produtivos. Assim que as mudas estiverem aptas a serem transferidas para o campo, vamos distribuir os clones, conforme a aptidão das propriedades, para iniciarmos a produção de abacate no nosso Estado e dar mais uma opção de cultura altamente lucrativa aos nossos produtores da Agricultura Familiar, afirmou Jodan.
O prefeito Aldo Júlio lembra que o governo do estado tem sido um grande parceiro das ações no município de Rolim de Moura agradecendo ao governador Coronel Marcos Rocha, vice-governador José Jodan e todos secretários que estão sempre prontos para atender as demandas do município.
“Fica a gratidão ao nosso vice-governador que também e produtor e está dando a sua parcela de contribuição para melhoria dos nossos abacateiros. A equipe técnica da SEMAGRI já está organizando a implantação desse projeto em algumas propriedades rurais. Espero que se aclimatem aqui no nosso município para produzir igual é em Minas Gerais”, afirmou Aldo Júlio que faz questão de destacar que o produtor é o maior patrimônio que podemos ter.
Via assessoria