O Vereador Uender Arpine Nogueira do Partido Podemos, requereu a câmara municipal de vereadores de Rolim de Moura que fosse trancada todas as pautas de interesse do executivo municipal até que o prefeito interino Dr. Lauro Franciele Lopes se manifeste e não aceite que o município seja mantido na fase 1 conforme a portaria 11 do governo do estado de Rondônia.
A portaria 11 de 2020 enquadrou o município de Rolim de Moura na fase 1 conforme critérios estabelecidos no Decreto nº 25.049 de 14 de maio de 2020, com alterações do Decreto 25.138 de 15 de junho de 2020, no qual estabelece que apenas alguns comércios podem funcionamento.
Uender busca que o prefeito atual não acate a portaria 11 do governo que faz o município a voltar a fase 1, e que mantenha o comercio aberto.
A presidente da câmara municipal em exercício Laudeci Menezes leu o requerimento, conforme segue abaixo na matéria, e em seguida colocou em discussão e votação o requerimento proposto pelo vereador Uender Nogueira, em seguida colocado em votação. Sendo favorável apenas os vereadores Leonel Pereira e do próprio autor do requerimento Uender Nogueira.
O Vereador Delegado Morari ressaltou que o setor jurídico através de um pedido do prefeito interino Dr. Lauro já acionou o governo e a Aron para que o governo reveja a situação do município.
Os vereadores ressaltaram a valides do requerimento do vereador Uender em trancar as pautas do executivo, mas observaram os prejuízos que o trancamento das pautas pode trazer ao município de Rolim de Moura, haja vista, que assembleia legislativa já anunciou que as pautas do governo estão trancadas na câmara.
Se o requerimento do vereador Uender fosse aprovado as aleis 101 e 104 do poder executivo não seria votado, sendo que o projeto 101 era a autorização de abertura de crédito em mais de R$ 1 milhão para a folha de pagamento da secretária de saúde. Já a lei 104 era para abertura de credito adicional para aquisição no valor de R$ 8 mil para aquisição de uma máquina de beneficiamento do café, recurso este disponibilizado pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro, a lei também foi aprovada.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gome já declarou que trancou as pautas do governo do estado que passarem pela câmara dos deputados, a pressão do deputado é que o governador Marcos Rocha reveja a portaria 11 e retire a maioria dos municípios da fase 1, que segundo ele, está trazendo muitos prejuízos aos empresários e população do interior do estado.
Da redação – Planeta Folha