Moradores de Rolim de Moura (RO) que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinar contra o vírus da Influenza H1N1 devem se dirigir as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A Campanha teve início em Abril e se encerra no dia 09 de Julho.
De acordo com dados da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) apenas 467 crianças com idade entre 06 meses e menores de 06 anos, número considerado preocupante pelas autoridades em saúde.
Neste momento o público prioritário são pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e do exército, funcionários do sistema prisional, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade
A enfermeira Janaína Teodósio Travassos Loose, Diretora da Divisão de Epidemiologia, informou que já foram realizados 02 dias “D” para vacinar crianças, gestantes, puérperas, e trabalhadores de saúde, idosos com 60 anos ou mais e professores, mesmo assim o número está muito baixo.
Outra orientação importante é que quem recebeu a vacina contra a COVID-19, deve receber da gripe com um intervalo mínimo de duas semanas. No município de Rolim de Moura a meta é vacinar 11.683, porém, apenas 35% do público alvo se vacinou até agora.
Via assessoria