O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que tem como objetivo prevenir e reduzir os números de suicídios em todo o País. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.
Em Rolim de Moura a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), terá uma programação especial nesta sexta-feira (10) voltada ao tema. A psicóloga do CAPS, Patrícia Lizieux, informou que também foi organizada para este mês em nível de população, trabalho de conscientização da campanha por meios de comunicação: Rádio, TV, internet, entre outros para abordar e debater o tema de forma a prevenir suicídios.
No dia mundial de prevenção ao suicídio o CAPS de Rolim de Moura fará atividade especial com palestras para os usuários do CAPS, às 10 h, no próprio CAPS, com convidados para falar com pacientes sobre atividades que melhoram qualidade de vida.
Patrícia Lizieux informou que dados científicos apontam que “96% dos casos de suicídio estão relacionados a algum transtorno mental grave, os mais comuns são depressão, transtorno bipolar e abuso de substância (bebidas alcóolicas, drogas ilícitas). Muitos casos podem conter histórico familiar, a pessoa que convive com outra pessoa com depressão, por exemplo, tem muita probabilidade de desenvolver depressão também e outros fatores com a perda brusca de algum familiar, uma separação. Há também outros tipos de depressão que estão relacionados a quadros fisiológicos, como alteração na tireoide, problemas hormonais, é um tema amplo e precisamos alertar a sociedade”, afirma a profissional.
O CAPS de Rolim de Moura tem atualmente 10 mil pacientes cadastrados, realiza a média de 50 atendimentos diários de segunda a sexta-feira, das 07 das 7:00 às 13:00, no Bairro Planalto, próximo ao Hospital Municipal.
A equipe é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogas, pedagoga (oficina terapêutica), recepcionista e agente administrativo.
Via assessoria