O Boletim estadual sobre a pandemia do novo Coronavírus em Rondônia na data de ontem, quarta-feira, 08, informou que o município tem até o momento 448 casos confirmados.
Embora o boletim municipal divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Rolim de Moura diz que o município tem apenas 430, o boletim estadual a dias está publicando números a mais do que o boletim municipal.
A Agevisa ressalta que os dados não são lidos e atualizados imediatamente pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), por isso há atraso (delay) no registro de casos que estão sendo acompanhados diariamente por equipes de saúde nos municípios.
Até o momento a assessoria de imprensa municipal não emitiu nenhuma nota informando ou esclarecendo sobre a divergência que já dura mais de uma semana, mesmo que a Agevisa informe o Delay, os dados estão muito distantes a muitos dias, podendo ser outro problema que ainda não foi informado a imprensa.
Segundo o boletim estadual, dos 448 casos confirmados, 220 estão curados, já os dados do boletim municipal dizem que o município tem 285 curados, não há como confirmar qual boletim está correto.
A quinta vitima de Covid-19 a falecer em Rolim de Moura é uma idosa de 74 anos moradora da região central da cidade. Ela faleceu nesta quinta-feira, e foi sepultada seguindo os protocolos do ministério da saúde, que é o sepultamento sem velório.
Segundo o boletim municipal, há 03 pacientes internados, mas o mesmo não informa em qual hospital e em qual cidade, bem como se é no setor de UTI ou enfermaria que os pacientes estão internados.
da redação – Planeta Folha