Com intuito educativo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) de Rolim de Moura (RO) emitiu um comunicado alertando que causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou provoquem a morte de animais ou a destruição significativa da flora é crime passível de detenção e multa.
A queima de lixo doméstico, que acaba irradiando fumaça, pode resultar em risco de incêndio para os moradores locais. Mesmo sendo considerada uma conduta inofensiva, essa conduta é extremamente perigosa, poluindo a qualidade do ar e colocando em risco pessoas vulneráveis, podendo a situação se agravar com a variação da umidade do ar. Esta prática pode resultar em mau cheiro, além do desperdício de materiais que poderiam ser decompostos ou reciclados. Se houverem componentes plásticos, o prejuízo é ainda maior, pois a fumaça se torna extremamente tóxica.
A queima de materiais plásticos como o PVC, por exemplo, libera substâncias químicas tóxicas como furanos e dioxinas que são composições gasosas cancerígenas. Além do dióxido de carbono (CO2), onde sua alta concentração na atmosfera causa efeito estufa desencadeando às mudanças climáticas.
Portanto a SEMMADU alerta que todos devem respeitar a legislação para não causar problemas à saúde e ao meio ambiente. Além da conscientização a secretaria conta com a ajuda de todos os moradores para evitar queimadas, e quando elas ocorrerem o correto é denunciar.
Para acompanhar os casos de queimadas que ocorrem no perímetro urbano a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento Urbano – (SEMMADU) disponibilizou um número de telefone com WhatsApp (69) 98473-3827 para a população ajudar a combater as queimadas e fazer denúncias.
Via assessoria