O município de Rolim de Moura, considerado o berço político do estado de Rondônia, está na fase dos lançamentos de pré-candidatos a prefeito e a vereadores, alguns conhecidos da sociedade e da política, outros simplesmente anônimos.
Recentemente a redação do Planeta Folha recebeu diversas sugestões de pautas de pessoas se lançando pré-candidaturas a cargos políticos nas eleições do próximo dia 15 de novembro. Os números de pessoas tentando uma vaga na prefeitura e na câmara de prefeitura são muitos, mas muitos também não estão em buscas de disputas aos cargos eletivos, mas sim na luta por cargos e visibilidade perante ao executivo e legislativo futuro.
Há muitos candidatos a prefeito e a vereador em Rolim de Moura que valem a pena analisar os seus projetos e ver se merecem um voto de confiança, mas há muitos que, se dizem “salvadores da pátria”, aqueles que quando fora, critica e considera todos os políticos no poder como inúteis na tentativa de ganhar popularidade da população, mas que quando eleitos acabam se deparando com a burocracia e acabam se “apagando” politicamente.
Existem também nomes de pessoas que com a onda Bolsonaro em 2018 tentam se manter no auge, agora se lançam pré-candidatos a vereadores e até a prefeito, mas que na verdade, nos bastidores corre os famosos “boatos”, que as tais pré-candidaturas é apenas uma tentativa de negociação a cargos e na tentativa de ser chamado como vice de algum candidato a majoritária.
Vale, nesta “altura do campeonato” a população que esta prestes a eleger o novo prefeito e vereadores ficarem atentos, quantos aos nomes que estão surgindo como pré-candidatos tanto a prefeito, quanto a vereador, pois podem ser nomes apenas para preencher “papelada” ou com visões a negociações, de todos os tipos.
Da redação – Planeta Folha
(Por Cristiano Lira)