A Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e desenvolvimento Urbano – (SEMMADU), está intensificando as ações de conscientização da população, com relação às queimadas, principalmente na zona urbana, uma vez que, durante o período de estiagem e devido à baixa relatividade do ar contribuem, com aumento do número de ocorrências e consequentemente com o número de problemas respiratórios principalmente nas crianças e nos idosos que são considerados grupo de risco para a Covid-19.
Preocupado os efeitos das queimadas e o agravamento da Pandemia, o Prefeito Luiz Ademir Schock, “Luizão do Trento” determinou ao Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Vanderlei Kloos, a mobilização de técnicos da SEMMADU e solicitou apoio dos órgãos de comunicação, no sentido de intensificar à Campanha Educativa de Combate às Queimadas com intuito de prevenir a superlotação das unidades de saúde, assim como, o agravamento das pessoas infectadas no Município.
Segundo especialistas, a fumaça das queimadas tem compostos tóxicos como, dióxido de carbono, monóxido de carbono, e óxidos de nitrogênio, além de materiais particulados, com alta capacidade de dispersão, fazendo com que, a fuligem possa atingir locais distante dos focos de incêndio.
Para os técnicos, o cenário é preocupante uma vez que a fumaça pode significar uma espécie de gatilho para o início de uma doença respiratória crônica.
Além da saúde humana, as queimadas também poderão provocar alterações no clima e causar sérios danos à biodiversidade da região.
Para tentar acompanhar os casos de queimadas que ocorrem no perímetro urbano a Semaddu disponibilizou um número de telefone com Watts App 069 9-8473-3827 para a população ajudar a combater as queimadas e fazer denúncias.
via assessoria