A coleta seletiva será implantada no município de Rolim de Moura (RO) no próximo ano, porta a porta, com de eco pontos e também por projetos voluntários. A Autarquia de Saneamento Básico (Sanerom) é responsável pela implantação, em parceria com a agência reguladora do município (Agerrom) que terá um papel fundamental, regulamentar a coleta seletiva.
O projeto piloto está sendo executada pela RECICOOP, cooperativa de catadores do município que já presta o serviço de coleta em Rolim de Moura. Inicialmente foi implantado no Bairro Jequitibá, mas está se expandindo para o bairro cidade alta, a coleta porta a porta acontecerá nas terças-feiras do mês de dezembro, em ambos os bairros.
O projeto piloto terá durabilidade até a publicação da normativa que regulamentará a coleta no munícipio de Rolim de Moura. Nas terças-feiras, a partir das 07h00min da manhã os moradores dos bairros Jequitibá e Cidade Alta deverão disponibilizar o lixo reciclável na frente das suas residências como já faz nos demais dias para a coleta convencional.
Serão coletados, Plásticos, Papelão, Vidros, Eletrodomésticos, Metais, Caixa de leite longa vida, Óleo de cozinha.
“Contamos com a colaboração e participação dos munícipes dos bairros Jequitibá e Cidade alta, aos demais moradores de Rolim de Moura a Cooperativa disponibiliza para coleta seletiva um Eco ponto de coleta que está instalado na Avenida 25 de agosto esquina com a Rua Guaporé em frente à agência do Banco Itaú afirmou”, Tiago Caliane da Agerrom.
É uma determinação de o Prefeito Aldo Júlio valorizar o trabalho de quem ajuda o meio ambiente fazendo a coleta de resíduos sólidos recicláveis. Iniciamos o projeto piloto em novembro pelo Bairro Jequitibá, estamos expandindo esse trabalho em todo o município e para isso contamos com a ajuda da população para já descartar os resíduos de forma seletiva. Sabemos que é uma coisa de cada vez, mas trabalhamos para avançar nessa área, afirma Michele Cangirana, da Sanerom.
Via assessoria