As obras de esgotamento sanitário avançam em Rolim de Moura, e chegaram à Avenida Norte Sul, no centro da cidade. A avenida está recebendo mil metros de redes coletoras de esgoto. As obras são executadas pela concessionária Águas de Rolim de Moura, e fazem parte da ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, rumo a universalização do serviço no município.
Em 2024, são cerca 30 quilômetros de novas redes, o que beneficiará 1.800 famílias. Nesta etapa, estão sendo contempladas ruas dos bairros Centro, Planalto e Industrial, seguindo o cronograma de execução dos serviços no município.
O oficial de justiça aposentado, José Vieira Sampaio, morador do Bairro Centro, foi um dos primeiros a realizar a conexão à rede de esgotamento sanitário no bairro em que vive com a família.
“Nós viemos do estado de São Paulo, e nunca pensei que o esgotamento sanitário chegaria em Rolim de Moura, e isso traz muitos benefícios e economia com vazamento de fossa, direto pagamos caminhão para limpar, só nesse ano foram 3 vezes. E por isso, aconselho os meus vizinhos a fazer essa ligação direto na rede de esgoto”, afirmou José Vieira.
Nos próximos dias, as ruas Campo Grande, Luís Irineu de Gênova e João Pessoa, no Bairro Planalto, também serão contempladas com o sistema de esgotamento sanitário.
Tratar o esgoto é cuidar da saúde
Após a implantação das redes, todo sistema, será interligado ao sistema existente do município, que levará o efluente até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que fica localizada na área rural do município.
Na estação, o efluente é tratado para retornar ao meio ambiente livre de impurezas, contribuindo, desta forma, com a conservação dos igarapés, rios e desenvolvimento sustentável do município.
O esgoto tratado ainda contribui para valorização imobiliária. Um estudo do Instituto Trata Brasil aponta uma alta de até 16% no preço do imóvel em uma área que possui rede de tratamento de esgoto. Os benefícios contribuem para a saúde, qualidade de vida da população e desenvolvimento para cidade, para essa e para as futuras gerações.
Adesão à rede de esgotamento sanitário
Após a visita dos Agentes de Conscientização da concessionária, o morador está autorizado a fazer a interligação de seu imóvel à rede de esgoto. Com isso, o morador deverá conectar a tubulação que iria para a fossa ao Terminal de Inspeção de Limpeza (TIL), instalado na frente da sua residência a cerca de 40 a 80 centímetros de profundidade. Após a interligação, a concessionária orienta que a fossa deve ser desativada assim que for possível para o morador.
Após a entrega do comunicado, o morador possui até 90 dias para interligar o seu imóvel ao sistema de esgotamento sanitário. Decorrido o prazo, inicia a cobrança pela disponibilidade do serviço, conforme legislação vigente (LEI FEDERAL Nº 11.445/2007: Art 45). O valor a adesão do serviço poderá ser parcelado em até 60 vezes sem juros.
Antes de fazer a interligação, os moradores devem procurar a concessionária Águas de Rolim de Moura para informar a conexão ao novo sistema, e atualizar o cadastro. A Loja de Atendimento fica localizada a Avenida 25 de Agosto, 6156, Centro.
O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h, ou pelos canais digitais: 0800 690 0100 (mensagens de WhatsApp e ligações) ou Aplicativo Águas APP (disponível gratuitamente para celulares com os sistemas operacionais IOS e Android). Todos os canais de atendimento virtual funcionam 24 horas por dia.