As famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam realizar nenhum cadastro prévio para receber os benefícios do Auxilio Brasil. A migração dessas famílias para o Auxilio Brasil ocorreu de forma automática, a explicação é do próprio governo federal junto ao Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Andreia Patrícia Moreira Coordenadora de Políticas Públicas do CRAS de Rolim de Moura (RO), esclarece que foram migradas as famílias do Bolsa Família que estavam na folha de pagamento do Programa de outubro/2021, com exceção daquelas em que foi verificado que, em algum momento do mês de outubro, deixaram de atender as regras de gestão de benefícios do Programa Bolsa Família.
Ela disse que o esclarecimento se faz necessário, pois muitas pessoas que já recebem o Bolsa Família estão indo de madrugada para fila no CRAS desnecessariamente com a intenção de fazer a inscrição no Auxilio Brasil, mas o programa apenas mudou de nome e não é preciso fazer novo cadastro, pois a migração do banco de dados dos beneficiários de um programa para o outro ocorreu de forma automática.
A Coordenadora informou que a equipe do CRAS que funciona junto a SEMAS na Avenida São Paulo na Praça Ceu das Artes encontra-se a disposição para quaisquer esclarecimentos no horário das 7h30 às 13h30min e pelo fone 3442-6769.
Via assessoria