Quando nos chegou a notícia de que seria pela gloriosa corporação Polícia Militar do Estado de Rondônia, representado pelo 10º Batlhão, lotado neste Município, ofertada uma justa homenagem a enfermeira Janaina, a princípio me veio uma certeza de que tem sempre alguém observando e não são em vão nossos esforços, mas ao melhor refletir, entendi e resolvi afirmar à enfermeira Janaina que: VOCÊ NÃO FEZ MAIS QUE A SUA OBRIGAÇÃO, muito bem!, causaria espanto tal afirmação, e talvez muitos boqueabertos já censuram, não fosse a palavra OBRIGAÇÃO a extensão de tudo que é necessário, tudo que é obrigado para se alcançar os objetivos. Fazer nossa obrigação, ao meu sentir, nos traz atrelamento a grilhões não só profissionais, mas também morais da estrutura de nossa formação e talvez de tudo que acreditamos.
Davi venceu Golias, se propondo a uma luta contra um gigante que conhecia e acreditando em sua arma e em uma força maior, a isto denomino FÉ.
Os grandes descobridores se jogavam em Aventuras sem saber com o que iriam se deparar, qual seria o tamanho do gigante e qual a arma seria necessária para enfrentar o total desconhecido, a isso denomino bravura.
Quando falo em obrigação, não falo em obrigação retributiva pelos vencimentos meramente atrelado as funções do cargo que exerce, falo em fazer a obrigação de sermos gentis com as pessoas, e isto, esta pequena grande mulher é um exemplo vivo, doce nas palavras, firmes nas decisões, fez aquilo que é obrigada pelo juramento profissinal, fez a sua obrigação como ser humano, seguindo com certeza a regra do amor maior que nos ensinou Jesus Cristo: “amai ao próximo como a sí mesmo”. Notamos Janaina, que sua pequena estatura não consegue abarcar o tamanho da sua coragem e determinaçâo, porque poucos fazem realmente a sua obrigação, o medo de uma porta fechada atinge a todos, a expectativa do que encontrar do outro lado assusta, quem se habilita a abrir disposto a entrar e enfrentar os problemas do lado de dentro, denomino desbravador.
Por isso, com a permissão da Polícia Militar queremos colocar nosso carimbo nesta justa homemagem, representados por um simples pedaço de metal, pois nós não encontramos ainda meios de eternizar palavras nem sentimentos senão em materializa-los em objetos ou coisas, que possa representar um sentiment e transpor o nosso curto espaço de tempo nesta terra.
Quero aqui, no entanto, dizer que fazer mais que a sua obrigação: de profissional, educadora, de ser humano, de pessoa dotada de bravura, que enfrentou sobre ameaça da própria vida e obrigada a decisões ainda não escritas em um manual, pois a Pandemia não trouxe bula e assim mesmo abraçou a missão com um objetivo maior, a VIDA, e a isso denomino: JANAINA TRAVASSOS.
Muito obrigado em nome de todos na Prefeitura Municipal de Rolim de Moura e estendo a todo corpo de saúde nossos mais sinceros agradecimentos.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:
Covid-19: Enfermeira Janaína será homenageada com medalha de honra pelo Batalhão da Polícia Militar de Rolim de Moura
LUIZ EDUARDO STAUT
PROCURADOR GERAL