O prefeito de Rolim de Moura (RO) Aldo Júlio foi agraciado esta semana com o livro intitulado “ Amazônia Brasileira: Soberania Ameaçada de autoria do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Benedito Antônio Alves que se aposentou recentemente.
O encontro ocorreu no gabinete da prefeitura de Rolim de Moura quando o prefeito foi presenteado pelo próprio autor. Benedito fez uma dedicatória ao amigo Aldo Júlio e lembrou que a obra lançada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) traz na capa a bela imagem do pôr-do-sol do Rio Guaporé e aborda em seu conteúdo aspectos históricos, geográficos e a importância da Amazônia brasileira para o mundo. Destaca outro tema muito discutido; A Amazônia Brasileira e cobiça internacional. No terceiro capitulo a abordagem é sobre um exemplo de projeto integrado bem-sucedido na Amazônia e a obra e concluída falando sobre a soberania brasileira e a negação da tese jurídica da internacionalização da Amazônia.
A obra retrata temas relevantes como os estados integrantes da Amazônia Legal. A questão indígena na Amazônia, biopirataria na Amazônia. A Amazônia e o desenvolvimento sustentável. O Estado de Rondônia e seus aspectos históricos, geográficos, legais e econômicos no contexto amazônico. O zoneamento Socioeconômico e Ecológico de Rondônia, dentre outros assuntos relevantes sobre a Amazônia como as principais teorias e doutrinas das relações internacionais; as regras da ONU nas relações internacionais e também a soberania brasileira na Amazônia e os princípios constitucionais.
“ Sei que é uma obra rica sobre a Amazônia e isso é interessante porque nós estamos aqui e devemos oferecer o nosso melhorar para preserva-la, fico honrado com o presente do Doutor Benedito que sempre tem sido solicito quando temos alguma dúvida sobre as contas públicas e ele também é um grande escritor relatando um dos biomas mais importantes do planeta que e Amazônia, fico grato a Deus que coloca pessoas tão especiais no nosso caminho com tanta riqueza de conhecimento, minha palavra é gratidão e aproveito para parabeniza-lo pela magnífica obra” afirmou o prefeito ao receber o livro das mãos do autor.