Na manhã de quarta-feira, 17, os Policiais Civis da DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher de Rolim de Moura, Edinho PC e Gideoni Brito palestraram para os alunos do Ensino Médio do Colégio Candido Portinari sobre o tema Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A palestra visa orientar os alunos em geral sobre o crime de violência sexual, além de identificar e reforçar a necessidade de seguir no combate contra todos os tipos. O mês de maio é considerado o mês de conscientização o crime Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Brasil, a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual — física e/ou psíquica, segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
- Nos quatro primeiros meses de 2023, foram 9.613 vítimas
- Pelo “Disque 100”, de janeiro a abril chegaram ao ministério registros de 17,5 mil violações que envolvem abuso, estupro, exploração sexual, assédio sexual e abuso sexual psíquico
- Nos quatro primeiros meses de 2022, foram 6,4 mil denúncias e 10,4 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes
- Se comparadas com o mesmo período de 2023, as violações representam um acréscimo de 68%
Os dados mostram também que o lugar onde ocorre o maior número de violações é a casa da vítima ou de familiares, ou da vítima e do suspeito, com mais de 5,9 mil denúncias e 10,7 mil violações.
Edinho PC falou com a nossa reportagem e reforçou a importância de proteger as crianças e os adolescentes contra os diferentes tipos de crime envolvendo a exploração de crianças e adolescentes do município de Rolim de Moura, bem como em outras cidades.
Edinho reforçou ainda que há inúmeras denúncias envolvendo estes tipos de crimes, inclusive com investigações já culminaram na prisão e condenação de pessoas envolvidas em crimes do tipo.