ROLIM DE MOURA – A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Sucessão, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais em Rondônia.
A operação está sendo realizada nos municípios de Rolim de Moura (RO), Machadinho d’Oeste (RO) e Nanuque (MG), onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO).
As investigações apontam que a droga vinha da Bolívia e entrava no Brasil pela zona rural de Alta Floresta (RO). Em ação anterior, cerca de 1.500 kg de cloridrato de cocaína foram apreendidos pela Polícia Militar de Rondônia em caminhões adaptados. Na ocasião, também ocorreram prisões em flagrante e foram identificadas ramificações da quadrilha. Durante a operação desta quarta-feira, também foi registrado flagrante de porte de arma de fogo furtada.
Com o avanço das investigações, a Polícia Federal conseguiu identificar os autores intelectuais do esquema criminoso. O objetivo das novas diligências é apreender bens móveis, documentos, aparelhos eletrônicos, dinheiro em espécie e outras provas que possam reforçar o processo de responsabilização dos envolvidos.
Segundo a PF, a organização utilizava empresas de fachada, fazendas com rebanho bovino e contas em corretoras de criptomoedas como formas de ocultar a origem ilícita do dinheiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de capitais.