O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio da promotora de Justiça Maira de Castro Coura Campanha, promoveu duas palestras nesta terça-feira (29/04), em Rolim de Moura, com foco na prevenção de acidentes de trânsito. As atividades aconteceram no período da manhã, com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Aluísio Pinheiro Ferreira e à noite, com estudantes do curso de Direito, da Faculdade Estácio. A iniciativa integra o projeto “MP em Debate Acadêmico”.
Índices de acidentes
Durante as palestras, a promotora apresentou dados de 2024 obtidos no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Rolim de Moura aparece como o segundo município com mais acidentes em Rondônia e o terceiro com maior número de vítimas. Foram registrados 837 acidentes, com 615 pessoas feridas, sendo que 63,9% envolveram motocicletas. Ao todo, 23 pessoas perderam a vida.

Locais e horários
As vias com mais registros de acidentes são nas avenidas “25 de Agosto” e “Norte Sul”, assim como a rua “Barão de Melgaço”. Entre os casos, 18 foram atropelamentos. Os horários com mais ocorrências são: 11h, 13h, 17h e 19h.
Causas e perfil
Segundo os dados apresentados, a maioria dos acidentes ocorre por falha humana. A principal causa é a imprudência, seguida pela falta de atenção e pela desobediência à sinalização. Em mais de 90% dos casos com vítimas fatais, o motivo foi desrespeito às regras de trânsito ou distração ao dirigir.
Prevenção
A promotora destacou que o MPRO já atua em diversas frentes para reduzir esses números. Entre as ações estão recomendações aos órgãos públicos para melhorar a sinalização, reforço na fiscalização e campanhas de conscientização com foco em jovens e motociclistas, que são os mais atingidos.
Debate Acadêmico
O projeto “MP em Debate Acadêmico” tem como objetivo aproximar o Ministério Público da população. A proposta é explicar como a instituição atua para proteger direitos e promover segurança. Com as palestras, o MPRO busca informar, ouvir demandas e incentivar a responsabilidade social.