Durante a segunda-feira, 25, o município de Rolim de Moura teve o vereador e presidente da câmara, Dr. Lauro Franciele Silva Lopes, como o novo prefeito, na forma interina. A posse ocorreu durante a sessão ordinária realizada no plenário do legislativo municipal. Em razão da pandemia do Coronavírus a sessão foi fechada ao público e transmitida online.
Dr. Lauro tornou-se prefeito devido à Justiça Eleitoral cassar, na semana passada, os mandatos do prefeito e vice-prefeito, Luiz Ademir Schock e seu vice, Fabrício Melo, por supostas irregularidades em sua campanha eleitoral. Luizão e Fabricio recorreram ao processo junto ao TSE e pode retomar ao cargo a qualquer momento.
Dr. Lauro, como é conhecido e gosta de ser chamado, é advogado e de família muito conhecida no município de Rolim de Moura. Foi eleito vereador em 2016 pelo partido PRB, hoje o partido Republicanos, assumiu a cadeira como presidente da câmara no segundo biênio 2019 a 2020.
Com a posse como prefeito interino de Rolim de Moura, a então vice-presidente da câmara Laudeci Menezes assumiu a presidência, sendo um marco para a história do município, sendo a primeira mulher a assumir a presidência do legislativo.
A vaga de Dr. Lauro ainda não foi preenchida, mas á duvidas de quem possa ser o felizardo, pois Márcio Magalhães e Márcio Mateus teriam trocado de partidos, sendo assim, a vaga seria de Leomar de Nova Estrela. Mas há rumore de que Márcio Magalhães estaria voltando ao seu partido, devido uma brecha na legislação eleitoral pois o mesmo Policial Militar.
Dr. Lauro pega um município de Rolim de Moura com muitas obras em andamento, um histórico grandioso de obras que estavam paralisadas em gestões passadas e o ex-prefeito Luiz Ademir Schock conseguiu terminar e entregar a população. Mesmo com a pandemia, que amedronta a população rolimourense no momento, o município passa por dias bons, pois a maioria de seus projetos estão com um bom andamento e o desenvolvimento de Rolim está sendo como o esperado.
Vale ressaltar que, se Luizão e Fabrício não conseguirem a liminar para reocuparem os cargos de prefeito e vice, o município de Rolim de Moura terá nos próximos dias uma eleição indireta fechada (Câmara de vereadores) para a escolha do novo prefeito.
Nosso site conversou com o prefeito interino, Dr. Lauro sobre os rumos que sua administração tomara nos próximos dias e como será feito o enfretamento a pandemia do Coronavírus. Confira a seguir:
Repórter: Como será a sua administração partir de agora, já que o senhor foi empossado prefeito interino de Rolim de Moura?
Dr. Lauro: Hoje nós fomos empossados na condição de prefeito do município de Rolim de Moura interinamente em razão de uma determinação judicial, nós sabemos do compromisso que assumimos nesse momento, mas enquanto agentes públicos sabemos que cada um tem a sua missão e na condição de presidente do Poder Legislativo nós Assumimos agora essa posse que houve na data de hoje como Prefeito Municipal de Moura, quero dizer a toda a população de Rolim de Moura que nós iremos com muito respeito, com muito compromisso, de forma muito transparente cuidar dos trabalhos que tem na função de prefeito Municipal, sabemos da responsabilidade, sabemos das questões que o município enfrenta de forma natural que é do dia a dia e agora nesse momento diferente com relação a pandemia, nós queremos também, sabendo desse compromisso que temos que enfrentar com muita responsabilidade, muita transparência e compromisso com o poder público.
Repórter: Com relação aos projetos e as obras em andamentos, alguma novidade?
Dr. Lauro: É, nós agora vamos de posse de todo conhecimento da estrutura do executivo, nós enquanto vereador sabemos das ações, agora como Prefeito nós temos que ter a obrigação e nós vamos acompanhar cada tramitação de processos, cada obra desse município e seguir as ações que devem ser seguidas conforme o planejamento que já foi proposto dentro da sua regularidade e dentro do que tem que ser feito de forma correta com município.
Repórter: Com relação aos novos secretariados, tem uma data para as nomeações?
Dr. Lauro: Nós agora, vamos ter esse momento de reflexão agora à tarde pra fazer as mudanças que devem ser feitas no município e aquelas que nós entendemos ser oportunas de serem realizadas neste momento.
Repórter: Com relação a pandemia, teremos um novo Decreto em breve?
Dr. Lauro: Nós sabemos dessa responsabilidade e nós temos que sempre tá dialogando com os responsáveis da saúde, não só com o secretário ou secretaria, mas com os profissionais de saúde, por que eles que sabem realmente qual é o caminho que nós devemos tomar e nós vamos estar olhando isso, sabemos do momento dessa pandemia, houve um transtorno, houve uma mudança junto ao próprio comércio, também as perdas de receitas, nós sabemos desse compromisso, temos que saber conduzir essas questões de saúde e também cuidar com relação a outras questões do município respeitando os nossos comerciantes do nosso município que são geradores de emprego, geradores de renda no nosso município, nós temos que conciliar esses pontos e rogamos a Deus para que essa pandemia vá embora de Rolim de Moura o quanto antes para que a nossa população sofra o menos possível, isso que é mais importante nesse momento.
Repórter: É possível um “Lockdow” nos próximos dias devido ao Coronavírus?
Dr. Lauro: Não, não, nós não podemos falar nada nesse sentido, nós temos que ver as ações da Secretaria de Saúde e nós verificarmos o que realmente deve ser feito, e pedimos para que esses casos que tiveram acompanhamento que já foram confirmadas que elas cumpram regularmente a questão do isolamento para que não seja um elo de transmissão a outras pessoas do nosso município.
Repórter: Sabendo que o senhor foi o presidente que mais economizou na gestão de presidente da câmara, qual será a relação prefeitura-câmara?
Dr. Lauro: Olha com relação à questão de economia, vale ressaltar que nós tivemos um compromisso muito grande no ano passado, 2019, de igual forma estamos conduzindo até esse momento, e eu tenho certeza que a Presidente Laudeci Menezes também continuará com o mesmo compromisso e respeito com o erário público, nas questões do executivo nós teremos essa mesma metodologia de compromisso de respeito ao erário público, para que nós possamos economizar e fazermos várias ações que a população tanto anseia do nosso município.
Da redação – Planeta Folha