Rolim de Moura, RO – Uma investigação realizada por este portal de notícias revelou um esquema clandestino de corridas de Uber em Rolim de Moura, que está sendo chamado de “Máfia dos Ubers”. O esquema funciona da seguinte forma: motoristas de aplicativos se cadastram nos APPs oficiais, pagam a mensalidade e, em seguida, oferecem seus serviços de corrida diretamente aos passageiros, por meio de seu número de WhatsApp particular. Na maioria das vezes cancelam seus cadastros e mantem cadastros apenas em APPS sem mensalidade, apenas para tentar ludibriar as autoridades dizendo fazer parte de algum APP, que na verdade é apenas uma camuflagem.
Os passageiros entrevistados por este portal afirmam, “os motoristas afirmam que oferecem descontos aos passageiros que utilizam o WhatsApp em vez do aplicativo oficial.” No entanto, os passageiros relatam que os preços acabam sendo mais altos do que os cobrados pelo aplicativo oficial. Alguns passageiros afirmaram que pagam até R$ 20,00 a mais por corridas que normalmente custariam R$ 15,00.
Com este método, os números de corridas pelo aplicativo oficial caem, e os novos motoristas tendem a desistir de iniciar a carreira como Uber devido à baixa rentabilidade. Além disso, o uso do WhatsApp para corridas clandestinas também é utilizado para abastecer clientes com produtos ilícitos, pois os veículos com placas de Uber na maioria das vezes não são parados pelos policiais durante as rondas de rotina, nem passam pelas Blitz pois os mesmos acabam sabendo onde há os pontos de blitz e desviam as rotas dificultando a fiscalização.
Há ainda um “Grupão Clandestino” de WhatsApp onde somente os motoristas selecionados são colocados lá, e distribuídas corridas e serviços clandestinos aos mesmos fomentando ainda mais a “Máfia dos UBERS”.
A lei municipal nº 4.247/2013 já existe, mas não há fiscalização a rigor. Este veículo de comunicação procurará os setores públicos de Rolim de Moura e o setor de inteligência policial para pedir informações sobre um possível cronograma de fiscalização e legalização das corridas clandestinas.
A “Máfia dos Ubers” é um problema grave que afeta não apenas os passageiros, mas também os motoristas que seguem as regras e pagam as taxas necessárias. É importante que as autoridades tomem medidas para coibir essa prática e garantir a segurança e a legalidade das corridas de Uber em Rolim de Moura.