A coligação “Cuidando da Nossa Gente”, liderada pelo candidato à prefeitura Aldo Julio e seu vice Alcides Rosa, obteve mais uma liminar na Justiça Eleitoral contra os candidatos Rafael Godoi, do PL, e Thiago Moreira, do DC. A decisão foi proferida após a apresentação de um vídeo que levanta sérias acusações sobre a legitimidade do diploma do Ensino Médio de Aldo Julio, que, segundo o vídeo, gravado por Thiago Moreira, teria sido adquirido de maneira irregular pelo atual prefeito Aldo Julio, que busca a reeleição.
O vídeo foi anexado ao processo e gerou repercussões significativas, levando à similaridade com a Representação 0600217-46.2024.6.22.0029, na qual também foi concedida tutela antecipada com fundamentos semelhantes, neste caso contra o candidato a vereador Juliano Silvério do PL que propagava as mesmas informações falsas.
Diante das alegações e do conteúdo apresentado, o magistrado deferiu a liminar, com expedição de ofício à plataforma Instagram para a remoção, em até 24 horas, de conteúdos relacionados ao vídeo que contém as acusações nas redes sociais dos candidatos. A aplicação de uma multa eleitoral de R$ 5.000,00 caso o mesmo conteúdo seja republicado.
A citação dos representados, via WhatsApp, para que apresentem defesa no prazo de 2 dias. Se essa tentativa falhar, a notificação será feita por meio oficial de justiça.
A decisão judicial reflete a crescente tensão no cenário eleitoral local, onde acusações e defesas fervilham à medida que as eleições se aproximam. A coligação “Cuidando da Nossa Gente” se posiciona firme para garantir a lisura do processo, enquanto os candidatos envolvidos se preparam para apresentar seus argumentos no tribunal.
Os advogados da Coligação de Aldo, Eduardo Staut e Thiago Freire informaram a reportagem que estarão distribuindo igual representações a quem estiver replicando o vídeo, no qual poderão responder pela propagação de Fake News e multa.