A direção do site Planeta Folha, vem a publico informar que na data de domingo, 17, portanto ontem, o nosso servidor onde o site é hospedado sofreu um ataque de Hackers, chamado ataque DDoS.
Por volta das 10 horas, o sistema como é automatizado redirecionou o IP central para que o sistema não fosse comprometido, somente foi possível restabelecer o servidor e voltar o site ao ar por volta das 18 horas, cerca de 8 horas após o início dos ataques.
Em contato com a equipe de Suporte os mesmos nos informaram que os ataques aconteceram com tráfegos na maioria vindo da região do País, além de usarem maquinas robôs de todo o mundo para tentar derrubar o sistema e destruir o nosso banco de dados.
Os ataques vêm em um período que o site Planeta Folha veiculou matérias jornalísticas de um vereador da cidade de Rolim de Moura, bem como de um deputado realizando supostos crimes eleitorais no estado.
Nossa assessoria jurídica já se encontra realizando ações judiciais necessárias para identificar e punir os criminosos.
O que é DDoS?
DDoS é o acrônimo para Distributed Denial of Service que, traduzido do inglês, significa algo aproximado a Negação Distribuída de Serviço, termo que evidencia a natureza coordenada destes tipos de ataques maliciosos.
O DDoS é uma derivação, na verdade, de DoS (Denial of Service, ou Negação de Serviço, do português) um tipo de ataque malicioso que envolve apenas um atacante, que pode ser um único servidor ou computador controlado por um hacker.
O DDoS nada mais é do que um conjunto de ataques DoS, só que diversos atacantes (como computadores ou servidores) distribuem e coordenam os ataques em um alvo, sobrecarregando todo sistema, deixando-o fora do ar.
O que é um ataque DDos?
Um ataque do tipo DDoS é um ataque malicioso que tem como objetivo sobrecarregar um servidor ou um computador, esgotar seus recursos como memória e processamento e fazê-lo ficar indisponível para acesso de qualquer usuário a internet.
Eles são diferentes dos ataques tradicionais, em que hackers e agentes maliciosos infestam computadores com pragas virtuais para danificar arquivos. Os ataques DDoS são apenas para fins de sobrecarga, deixando servidores e sites lentos e indisponíveis para acesso.
Um ataque DDoS exige a cooperação de vários atacantes para ser classificado como tal. No caso, um computador comandado por uma pessoa má intencionada é capaz de controlar vários outros computadores infectados para direcionar uma rede de ataques a um alvo muito específico.
Como resultado, os servidores de um site atacado simplesmente não aguentam a demanda das requisições de acesso e simplesmente sai do ar, impossibilitando qualquer tipo de acesso ou interação com ele.
Um ataque DDoS é geralmente motivado por hackers que, por algum motivo especial, tenham um objetivo malicioso em comum, fazendo de tudo para que um alvo fique indisponível na internet e o prejudique de várias maneiras diferentes.
Caso o ataque tenha sucesso, os estragos podem ser grandes. Se um site de uma rede varejista for atacado, por exemplo, as perdas nas vendas totais e no retorno de investimento em campanhas de marketing e reposição de produtos podem ser catastróficas.
Algo semelhante pode acontecer com um grande portal de notícias. Um veículo de comunicação fora do ar significa que toda a publicidade nele investido não estará visível para seus usuários, o que não gerará retorno para o site e muito menos para quem investiu nele.
Da redação – Planeta Folha