A redação do site Planeta Folha, acaba de confirmar junto a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rolim de Moura que a nova UPA será inaugurada amanhã, sexta-feira, 23, às 19 horas.
Com a inauguração o prefeito Aldo Júlio “desafogara” o atendimento do hospital municipal Amélia João da Silva. Com isso o setor de Sentinela, que atende paciente com Covid-19 passará a ser atendido no setor onde atualmente atende a emergência no hospital municipal.
Veja a nota da prefeitura:
Pacientes de urgência e emergência passarão a ser atendidos no sábado a partir das 07h da manhã
O sonho de muitos moradores de Rolim de Moura (RO) se tornará realidade nesta sexta-feira (23) as 19h. O prefeito Aldo Júlio anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entra em funcionamento no município depois de anos sendo aguardada pela população.
Temos que reconhecer que muita gente se esforçou para este momento que começou a ser projetada quando o Sebastião Dias Ferraz, Tião Serraia, era o prefeito, mas no poder público há muita burocracia e demora para se concluir, mas graças a todos os envolvidos, o esforço da nossa equipe técnica e o apoio político que tivemos em Brasília, a partir desta sexta-feira a UPA atenderá os pacientes que necessitarem de Pronto Socorro, afirmou o prefeito.
A UPA atenderá casos de urgências e emergências, como por exemplo, acidentes, baleados, esfaqueados, coisas que, apesar de não serem noticiados com frequências, ainda acontecem em meio a pandemia do coronavírus e que são atendidos no Hospital Municipal passarão a ser atendidos na UPA. Todos os casos de urgência e emergência deverão ser encaminhados para a UPA, o Hospital Municipal atenderá apenas os casos de internação.
O prefeito lembra que no início de atendimento, os investimentos para funcionamento da UPA são de responsabilidade do município o que vai gerar muitos gastos para depois o governo federal fazer alguns repasses quando a UPA for credenciada junto ao Ministério da Saúde para em seguida conseguir qualificar e habilitar.
A Secretária Municipal de Saúde, Simone Paes destaca que no sábado a partir das 07:00 h todo os casos de urgência e emergência serão atendidos na UPA e não mais no Hospital Municipal.
Da Redação – Planeta Folha