Na manhã de quinta-feira, 12/09, no Residencial Jatobá II, em Rolim de Moura, um homem entrou em surto psicótico e teve que ser acionada a força de segurança para contê-lo. Primeiramente, um solicitante ligou para a PM informando que seu vizinho estava nu no quintal da própria residência e estava alterado arremessando móveis e objetos da casa para a rua.
A segunda pessoa que ligou para a PM, também vizinha, relatou os mesmos fatos para a Central de Operações. A residência do autor possui um muro com a metade superior composta por grade e um portão de metal. Diante dos fatos, a guarnição da PM se deslocou até o local e constatou que o autor estava nu, arremessando objetos diversos por cima do muro e para a rua.
A Polícia Militar se identificou e começou a dialogar com o autor para que ele parasse de arremessar os objetos, mas ele não obedeceu às ordens e também não conversava com a guarnição, continuando a entrar na residência para buscar mais objetos para arremessar.
Segundo os vizinhos, já fazia três dias que o homem estava em surto psicótico. De acordo com a vizinha, há algumas semanas, o autor a agarrou pelo pescoço e começou a levá-la para o banheiro, soltando-a apenas porque uma irmã dele interveio. Relatos de testemunhas informaram que, na data de hoje, o autor andou sobre os telhados das residências vizinhas.
A guarnição da PM contatou a Central de Operações para informar a gravidade da ocorrência e também solicitou o apoio do Corpo de Bombeiros. Enquanto a PM aguardava a chegada do apoio, o autor saiu mais uma vez da residência, pegou um objeto de metal que estava no chão e arremessou contra a guarnição que estava na calçada em frente à residência.
O autor tentou arremessar outro objeto, mas não conseguiu, então foi para dentro da casa e não saiu mais. O Corpo de Bombeiros chegou ao local, acompanhado de um irmão do autor, e, com o apoio deles, adentraram a residência.
Após muita insistência e diálogo, o autor concordou em ir até a UPA para ser medicado. O médico plantonista informou que o homem sofreu um surto psicótico, foi sedado e ficou sob os cuidados médicos e dos três irmãos que chegaram à UPA.