O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), iniciou nesta semana os trabalhos de topografia para a construção de 15 quilômetros de ciclovia na Rodovia 479, em Rolim de Moura, saída para a BR-364. Um sonho que começa a virar realidade para os amantes do ciclismo do município de Rolim de Moura.
A missão foi determinada pelo governador, coronel Marcos Rocha e pelo vice-governador, José Jodan, que tem como preocupação o perigo eminente de acidentes fatais na RO-479. “A rodovia é frequentada diariamente por ciclistas e possui um grande fluxo de veículos leves e pesados, devido ser o principal acesso à BR-364. Sem a ciclovia, os ciclistas estão numa verdadeira roleta russa, colocando a vida em risco”, frisou o diretor-geral do DER, Elias Rezende.
Para o vice-governador José Jodan, com a construção da primeira ciclovia nas rodovias da região da Zona da Mata, o ciclista terá uma via exclusiva e segura, separada do trânsito. “Quem passa pela RO-479, percebe o risco de acidentes. Os adeptos ao ciclismo, como esporte alternativo, tem aumentado nos últimos meses e a nossa intenção como poder público é preservar a vidas dessas pessoas”, enfatizou.
A secretária Regional do Governo em Rolim de Moura, Eliene Siqueira, acompanhada do residente regional do DER, Eziquiel Cassol e do gerente da 4ª Usina de asfalto do DER, Thiago Moreira, estiveram acompanhando o início dos trabalhos de topografia. “Quero parabenizar a toda equipe do DER e ao governador, coronel Marcos Rocha e ao vice-governador, José Jodan por terem essa visão futurística. Quando falamos em trânsito, percebemos que o mundo está em constante mudança. Investir em ciclovias ou ciclofaixas é pensar no meio ambiente, na segurança e no futuro promissor do Estado”, finalizou a secretária Regional do Governo, Eliene Siqueira.
O governador, coronel Marcos Rocha, explica que a ideia é ampliar a construção das ciclovias por todo o Estado de Rondônia. “Esse será um projeto piloto, para ampliarmos para outras regiões. A obra inclui dois metros de acostamento para os veículos e três metros de mão dupla para a ciclovia, ou seja, um espaço seguro para quem estiver indo ou voltando pela ciclovia”, ponderou o chefe do Executivo.
Topografia: É o estudo das características naturais ou artificiais do terreno e tem como objetivo coletar informações para a precisão correta da construção de determinada obra, evitando erros, desperdícios de material, e/ou descumprimento às legislações vigentes.
Via Secom – Governo de Rondônia
Por Ricardo Barros