Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, a concessionária Águas de Rolim de Moura realiza investimentos e melhorias, e desenvolveu o plano estratégico de operação para o período de estiagem, com o objetivo de amenizar os impactos no abastecimento de água tratada durante o período sem chuvas em Rondônia. O plano de ação de estiagem vem sendo desenvolvido, estruturado e implementado pela concessionária, e foi apresentado à Câmara Municipal de Vereadores.
Durante o período de estiagem, os níveis dos rios e igarapés baixam, impactando diretamente o abastecimento. Para amenizar e prevenir os transtornos, a concessionária monitora diariamente o nível dos igarapés D’Allincourt e Manicoré, que abastecem Rolim de Moura. Além do acompanhamento diário, foram mapeadas as áreas críticas e bairros, que podem ser afetados.
São realizadas ainda melhorias nos registros operacionais, principalmente nos bairros que ficam em regiões mais altas da cidade. Todo o sistema de abastecimento de água de Rolim de Moura é monitorado 24 horas por dia, por meio de equipamentos de alta tecnologia, que transmitem as informações em tempo real para o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
As ações contemplam ainda a ativação poços profundos, devidamente tratados com o mesmo padrão de qualidade da Estação de Tratamento de Água, conforme as exigências e normativas do Ministério da Saúde.
“Vale ressaltar que o tratamento da água dos poços será feito correspondente a água tratada que abastece a todo o munícipio. Portanto, terá a mesma qualidade. Essa é uma das ações que irá nos ajudar a garantir o abastecimento de água para os moradores, em caso de seca mais severa”, afirmou Diego Biazatte supervisor da Águas de Rolim de Moura.
Além das ações realizadas pela concessionária, é necessário ainda a contribuição de todos os moradores, com a utilização da água de maneira consciente, sem desperdícios. “Contamos com a parceria das famílias de Rolim de Moura para sempre façam o uso consciente da água, para que assim, juntos, todos possamos contribuir, cada um fazendo a sua parte”, finalizou Biazatte.
O município conta ainda conta com três reservatórios de água tratada, com capacidade de armazenar três milhões de litros d’água, contribuindo para a segurança hídrica da cidade, principalmente no período de estiagem. Desde 2017, quando a concessionária iniciou a operação em Rolim de Moura, o acesso à água tratada tem avançado para cerca de 98% das famílias.
Estiagem em Rondônia
O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) prevê que o verão amazônico deste ano deve registrar recordes de seca e calor em Rondônia. Especialistas acreditam que os meses de agosto e setembro poderão apresentar o ápice da estiagem em 2024, e consequentemente a baixa nos níveis dos rios.