Com a acessibilidade da Internet, os meios de comunicação e as redes sociais passaram a fazer parte integrante das nossas vidas. E junto com essa socialização digital surgiram as Fakes News.
E indivíduos com intenção de difamar condutas alheias encontraram um terreno fértil para propagar com velocidade e frequência informações falsas.
É importante destacar que compartilhar uma mentira pode provocar consequências graves, além de ser crime previsto no código penal como difamação.
Hoje, (29/08), foi divulgado nas redes sociais informações falsas a meu respeito e da Secretaria que sou titular, alego que todas as ações desta Secretaria são amplamente divulgadas.
Quero esclarecer que a confecção das escalas médicas da Unidade de Pronto Atendimento – UPA e do Hospital Municipal Amélio João da Silva é de responsabilidade da direção técnica.
A direção hospitalar tem a obrigatoriedade de encaminhar as escalas à direção clínica, departamento de Recursos Humanos, responsável pela UPA, Central de Regulação de Urgência e Emergência, Ministério Público e Câmara de Vereadores. Então, quaisquer dúvidas em relação à licitude do dinheiro público para o pagamento dos plantões é só dirigir-se a qualquer órgão de controle e além do mais todos os valores relacionados aos salários dos médicos estão no Portal de Transparência.
Informo também que os profissionais que recebem plantões de forma avulsa, o processo está disponível na Secretaria Municipal de Saúde para averiguação se assim o desejarem.
Foi mencionado que eu recebo “rachadinhas”, afirmo que se a Justiça determinar posso divulgar publicamente o meu sigilo bancário e fiscal, bem como a minha declaração de Imposto de Renda.
A Secretaria Municipal de Saúde abriu o Processo Seletivo para contratação dos profissionais de saúde, foram classificados 21 profissionais médicos, destes apenas 17 assumiram: 13 profissionais se revezarão entre Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Municipal; 01 na Policlínica e 03 na Unidade Sentinela. Os outros 04 profissionais que não assumiram o cargo, 02 são médicos do Programa Mais Médico e a carga horária é incompatível com o trabalho no município e 02 já possuem uma carga horária de 80h, ou seja, mais uma mentira divulgada na nota.
Há uma citação que eu busco meus filhos na escola com veículo público, ressalto que meus filhos estudam em uma unidade escolar que fica aproximadamente a 50 metros da minha residência, e é fácil provar que nunca levei ou busquei-os com veículo oficial, pois há câmeras na entrada da escola para comprovar tal ação.
E sugiro que essa (s) pessoa (s) que fez (fizeram) as denúncias deveriam fazê-la publicamente junto ao gabinete do prefeito e Ministério Público e prove as acusações, pois tem conhecimento de ilicitude e não relata à órgãos fiscalizadores irregularidades de seu superior comete crime praticado contra à Administração Geral, entre eles crime de peculato, corrupção passiva, prevaricação, condescendência criminosa, ambos previstos no Código Penal.
No texto há referências que falo que essa gestão é de “apenas um mandato”, em hipótese alguma menciono tal afirmação, pode-se provar convocando servidores da Secretaria de Saúde para averiguação. Ressalto que o prefeito Aldair Júlio e a Câmara de Vereadores têm dado todo o suporte e apoio para as ações desta Secretaria e se preocupam com o bem-estar da população.
Quero enaltecer e parabenizar e dizer da nossa confiança em nossos servidores SEMUSA, colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínica, Unidade de Pronto Atendimento, Hospital Municipal, Clínica da Mulher, Centro Especializado em Reabilitação (CER), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Secretaria de Saúde que prestam um serviço de excelência, dedicação, comprometimento e amor aos munícipes,
Todos os apontamentos divulgados nesta Nota de Repúdio são inverdades, são Fake News, e de acordo com o Reuters Institute Digital News Report, o Brasil está entre os três países que mais consome Fake News, o que é crime. Esse crime está previsto no Projeto de Lei nº 2630/2020, que estabelece normas relativas à transparência de redes sociais e de serviços de mensagem privados, sobretudo no tocante à responsabilidade dos provedores pelo combate à desinformação e pelo aumento da transparência na Internet.
Simone Paes
Secretária Municipal de Saúde
Rolim de Moura- RO