A câmara de vereadores de Rolim de Moura aprovou nesta segunda-feira, 07, a alteração do regimento interno visando a antecipação da eleição de sua mesa diretora do segundo biênio, de 2023 à 2024.
O regimento dizia que a eleição da mesa diretora só podia ser realizada na última sessão do primeiro biênio, ou seja, no final do ano de 2022, porém o projeto aprovado, altera este item, o artigo 13 do regimento, agora autoriza a realização da eleição em qualquer data a partir desta segunda-feira, podendo até mesmo ser convocada uma sessão extraordinária e a eleição ser realizada de forma emergente.
Como a alteração não foi aprovada por unanimidade na Comissão de Justiça e Cidadania, o projeto foi levado à plenário, o relator da comissão, Vereador Eliomar Monteiro, contrário a alteração do regimento, fez um relatório e sua citação acabou sendo muito criticada pelo atual presidente da câmara, Claudinho da Cascalheira, o relatório não foi lido em plenário.
Outro vereador contrário a alteração foi o vereador Roni Ton, que ainda citou o artigo 159 que proíbe os vereadores interessados em votar no projeto, pois visaria o benefício próprio.
Claudinho disse que não havia nenhum vereador interessado na matéria. A afirmação do vereador não é verdadeira, até por que, a reportagem do site Planeta Folha (Reveja a matéria aqui), diz que já existe um possível acordo de que o presidente do segundo biênio seja o vereador Cidinei da 200, ou até mesmo podendo haver a surpresa do vereador Ivan Vasconcelos em ser o candidato a presidente, Claudinho seria o vice de qualquer um dos dois, os vereadores do MDB, Renatão e Waltão disputariam a vaga de secretário da mesa, estas informações acabam colocando a aprovação da alteração do regimento em suspeição.
Outra informação que o Planeta Folha obteve durante a sessão de uma fonte segura, é a de que o vereador Waltão pode ser o candidato a vice-presidência e Claudinho indo ao cargo de Secretário. O chefe de gabinete de Claudinho, Cleiton Cardoso pode permanecer no mesmo cargo com Cidinei na presidência, se prevalecer as citações acima.
Eliomar Monteiro, bem que tentou, mas não conseguiu, ele apresentou uma emenda pedindo para que a eleição fosse realizada na última sessão ordinária do primeiro ano do primeiro biênio, ou seja, no final deste ano de 2021, a emenda foi reprovada, por 06 votos à 03, sendo os favoráveis à emenda os vereadores Eliomar, Juliana e Roni, os demais todos contrários.
A alteração do regimento autorizando a realização da eleição a qualquer tempo foi aprovada por 06 votos à 03, sendo os contrários os vereadores Eliomar, Juliana e Roni, os demais foram todos favoráveis.
O Planeta Folha conversou agora a noite com o presidente Claudinho, e perguntado sobre uma possível data para a realização da eleição, ele nos informou que será votada primeiro a regulamentação e logo em seguida será convocada a eleição, se cumpridos os prazos regimentais, segundo ele, no máximo 30 dias.
Já antecipado aqui no Planeta Folha, a câmara de vereadores passa por momentos difíceis e um possível “racha” entre os vereadores que havia feito um suposto acordo antes da eleição da mesa do primeiro biênio estava sendo “deflagrada”, e por medo de perder o poder e os acordos serem quebrados fez com que os partes dos vereadores alterasse o regimento para antecipar o quanto logo a eleição para o segundo biênio e garantirem os cargos. Os vereadores que aprovaram tal alteração foram, Claudinho, Ivan, Eurico, Waltão, Renatão e Cidinei da 200.
Perguntado para Claudinho o motivo da presa para a eleição do segundo biênio, ele negou que haja um “racha” e “jogou” para o executivo a responsabilidade, “preciso fazer umas investigações passadas, vai abalar as estruturas do legislativo e executivo, depois ele (prefeito) vai me matar no ninho”, e continuou, “ele vem cá e faz a presidência”, afirmou Claudinho.
A nossa reportagem indagou Claudinho quais seriam estas investigações, ele disse que não sabe o setor, mas esclareceu, “não sei o setor, mas temos umas 5 denúncias, inclusive uma o cara falou que protocolou com o Ronny a uns 60 dias achando que seria o único que teria coragem, e mesmo assim engavetou, vai levar ao nosso conhecimento, para ver nossa atitude”, citando ainda que há também alguns secretários que seriam investigados.
A reportagem procurou o vereador Roni Ton e perguntado se houve alguma denúncia que o mesmo tenha “engavetado” como Claudinho afirmou, Roni disse que é “absolutamente inverídico” a afirmação de Claudinho.
Assista na integra como foi a votação da emenda e a alteração do regimento abaixo:
Da redação – Planeta Folha