Na data da última sexta-feira, 13, duas pesquisas eleitorais tiveram seus resultados divulgados, porém os resultados divergentes entre elas colocaram em duvidas a veracidade das mesmas.
A diferença entre os resultados divulgados nas duas pesquisas chega ser assustadoras, de uma para outra pesquisa, em uma um candidato aparece em ultimo e na outra em segundo lugar, já outro candidato de terceiro colocado para a primeira colocação.
A Pesquisa Eleitoral sob o registro RO 04535/2020 foi divulgada no mesmo dia em que uma outra pesquisa eleitoral sob o registro RO-03681/2020 do Instituto Brasil Dados, foi divulgada, porém os dados apresentados em ambas as pesquisas não conferem e a margem de diferença em alguns resultados é muito grande.
Ao conferir no sistema do TSE, as pesquisas foram realizadas praticamente nas mesmas datas, sendo a do Instituto Haverroth entre os dias 11 a 12 e do Instituto Brasil Dados entre os dias 10 a 11, ambos deste mês de novembro.
A pesquisa do Instituto Haverroth diz que Aldo Julio tem 27,2%, Rafael Godoi tem 20,3%, Uender Nogueira tem 18,4%, Professor Rodnei tem 18,4%, DR. Lauro tem 6,4% e não soube responder com 9,3%.
Já a pesquisa divulgada também nesta sexta-feira, apresentou os seguintes dados, Uender Nogueira com 29,25%, Aldo Júlio com 18,21% Professor Rodnei com 12,24%, Rafael Godoi com 7,16, Branco ou Nulo 3,29 e não soube responder com 18,81%.
Ao analisar os resultados, veja-se que a diferença do candidato Rafael Godoi de uma para a outra pesquisa foi de 13,14%, em todas as outras pesquisas anteriores, o mesmo sempre apareceu nas últimas posições, porém na pesquisa do Instituto Haverroth que diz que tem 95% de confiança e 4% de de margem de erro, este cenário mudou, mas outra pesquisa divulgada pelo Instituto Brasil Dados no mesmo dia e com praticamente o mesmo período de pesquisa Rafael Godoi aparece na última colocação, se assimilando com as pesquisas anteriores divulgadas.
Pode se analisar as posições dos demais candidatos também não conferem, sendo que a do Instituto Haverroth Aldo Julio aparece com 27,2% e Uender Nogueira na terceira colocação com 18,4, já a pesquisa do Instituto Brasil Dados, Aldo Julio aparece para a segunda colocação com 18,21% e quem aparece em primeiro é Uender Nogueira com 29,25%.
Outra indagação que a população tem é com referência a imagem de cada candidato divulgada na pesquisa do Instituto Brasil Dados, todas as imagens foram divulgadas colorida e padronizadas, já a imagem do candidato Aldo Julio foi usada preto e branco e “curiosamente” é a mesma imagem usada para divulgar “Fake News” contra o candidato nas redes sociais.
Da redação – Planeta Folha