Divergência entre resultados de pesquisas eleitorais divulgada no mesmo dia coloca em dúvidas quanto a “verdade” da classificação dos candidatos em Rolim de Moura

3 minutos de leitura
question and answer problem and solution q and a 3d red sign brainstorming symbol idea icon template question mark interrogation point exclamation mark point with standing thinking stick figure man person cut out isolated white background

Na data da última sexta-feira, 13, duas pesquisas eleitorais tiveram seus resultados divulgados, porém os resultados divergentes entre elas colocaram em duvidas a veracidade das mesmas.

A diferença entre os resultados divulgados nas duas pesquisas chega ser assustadoras, de uma para outra pesquisa, em uma um candidato aparece em ultimo e na outra em segundo lugar, já outro candidato de terceiro colocado para a primeira colocação.

A Pesquisa Eleitoral sob o registro RO 04535/2020 foi divulgada no mesmo dia em que uma outra pesquisa eleitoral sob o registro RO-03681/2020 do Instituto Brasil Dados, foi divulgada, porém os dados apresentados em ambas as pesquisas não conferem e a margem de diferença em alguns resultados é muito grande.

Ao conferir no sistema do TSE, as pesquisas foram realizadas praticamente nas mesmas datas, sendo a do Instituto Haverroth entre os dias 11 a 12 e do Instituto Brasil Dados entre os dias 10 a 11, ambos deste mês de novembro.

A pesquisa do Instituto Haverroth diz que Aldo Julio tem 27,2%, Rafael Godoi tem 20,3%, Uender Nogueira tem 18,4%, Professor Rodnei tem 18,4%, DR. Lauro tem 6,4% e não soube responder com 9,3%.

Já a pesquisa divulgada também nesta sexta-feira, apresentou os seguintes dados, Uender Nogueira com 29,25%, Aldo Júlio com 18,21% Professor Rodnei com 12,24%, Rafael Godoi com 7,16, Branco ou Nulo 3,29 e não soube responder com 18,81%.

Ao analisar os resultados, veja-se que a diferença do candidato Rafael Godoi de uma para a outra pesquisa foi de 13,14%, em todas as outras pesquisas anteriores, o mesmo sempre apareceu nas últimas posições, porém na pesquisa do Instituto Haverroth que diz que tem 95% de confiança e 4% de de margem de erro, este cenário mudou, mas outra pesquisa divulgada pelo Instituto Brasil Dados no mesmo dia e com praticamente o mesmo período de pesquisa Rafael Godoi aparece na última colocação, se assimilando com as pesquisas anteriores divulgadas.

Pode se analisar as posições dos demais candidatos também não conferem, sendo que a do Instituto Haverroth Aldo Julio aparece com 27,2% e Uender Nogueira na terceira colocação com 18,4, já a pesquisa do Instituto Brasil Dados, Aldo Julio aparece para a segunda colocação com 18,21% e quem aparece em primeiro é Uender Nogueira com 29,25%.

Outra indagação que a população tem é com referência a imagem de cada candidato divulgada na pesquisa do Instituto Brasil Dados, todas as imagens foram divulgadas colorida e padronizadas, já a imagem do candidato Aldo Julio foi usada preto e branco e “curiosamente” é a mesma imagem usada para divulgar “Fake News” contra o candidato nas redes sociais.

Da redação – Planeta Folha

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo