Após diversas denúncias e a constatação de vários “disparos em massa” nas redes sociais de Rolim de Moura, os chamados “robozinhos” da internet, a polícia entrou no caso e com a parceria do Ministério Publico as investigações já estão em estado avançado.
A utilização dos “robozinhos” e de pessoas que disseminam inverdades, a conhecida Fake News, é proibida pela legislação eleitoral, e em Rolim de Moura está tática foi utilizada para prejudicar alguns candidatos, principalmente ao cargo de prefeito, com o intuito de criar “informações falsas” para tentar desestabilizar alguns candidatos.
Em alguns casos, algumas pesquisas eleitorais com indícios de irregularidade foram propagadas nas redes sociais.
Fontes extraoficiais confirmaram ao Planeta Folha que as investigações estão em estágio avançado, inclusive já foi identificado algumas pessoas, IPs de aparelhos celulares e a localização dos aparelhos, o Ministério Público apenas a conclusão das investigações para que as providencias cabíveis sejam tomadas.
O eleitor que receber ou recebeu alguma mensagem sem ter autorizado o mesmo a enviar, pode denunciar diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral de Rolim de Moura ou o mais próximo. Fique de olho eleitor!
A legislação eleitoral é clara, a prática destes crimes, como o uso de “robôs” e pessoas que acabam massificando a propagação nas redes sociais, objetivando da publicidade eleitoral, é proibida pela justiça eleitoral e repudiado pelo sistema democrático.
As pessoas e candidatos que estão sendo identificadas podem responder criminalmente e pagar multa que varia de R$ 5.000,00 à R$ 30.000,00. Em alguns casos os valores podem dobrar dependendo do valor investido para a massificação das mensagens.
Qualquer pessoa pode realizar denúncias através dos links, (https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/denuncia-eleitoral) ou (https://denuncia-whatsapp.tse.jus.br/dew/rest/denuncia/) diretamente ao TSE. O eleitor que preferir pode realizar ligações através do número 148 do TSE para o registro das denúncias.
Da redação – Planeta Folha