Após denúncias do site Planeta Folha, a Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtran) de Rolim de Moura anunciou que vai iniciar fiscalizações contra os Motoristas Clandestinosque atuam na cidade. A confirmação partiu do coordeandor Valdinei.
As investigações do site Planeta Folha revelaram um esquema conhecido como “Mafia dos Motoristas de Aplicativos”, que consiste em cobrar até 100% a mais do valor original de cada corrida. Por exemplo, uma corrida que custaria R$15,00 pode ser cobrada até R$30,00.
A maioria desses Motoristas Clandestinos está cadastrada em plataformas de Motoristas de Aplicativos, mas apenas para captar passageiros e distribuir seus contatos de WhatsApp para que os passageiros os chamem diretamente, sem usar os aplicativos.
Essa prática é considerada crime segundo as leis nº 4.247/2013 municipal e a lei federal Lei 13.640/2018. Os transportes irregulares podem ser punidos com gravidade e ter seus veículos removidos para os pátios da CIRETRAN local.
Os transportes feitos por aplicativos só estão autorizados pela federal e municipal se realizada pelo APP regulamentado, sendo expressamente proíbidos por aplicativos de WhatsApp ou ligações.
A Comtran de Rolim de Moura não informou quando as fiscalizações começarão, mas prometeu tomar medidas rigorosas contra os Motoristas Clandestinos.
SAIBA MAIS: