No dia 04 deste mês de agosto, o site de notícias, Planeta Folha, escancarou o gasto que a vereadora Laudeci Menezes teria feito na data de 09/06/2020 (reveja a matéria aqui), quando ela era presidente interina da Câmara de Vereadores. No extrato publicado no Diário oficial dos Municípios de Rondônia, consta a compra de uma cadeira giratória do tipo presidente no valor de R$ 865,00.
Fontes ligadas ao site, diz que a vereadora era que usou a cadeira comprada, pois as demais por ser velha não as serviria. Laudeci, ao usar a tribuna da câmara de vereadores nesta segunda-feira, 10, disse que a cadeira foi direcionada para o setor financeiro e que não teria usado a mesma.
No momento que tentava se defender, acabou por divulgar mais um gasto, ela teria comprado um novo fogão para a cozinha devido o antigo estar com apenas duas bocas funcionando. Um detalhe que chamou a atenção em sua fala, é que eu momento algum ela disse, se teria chamado algum profissional para verificar se o fogão teria ou não conserto, fato que teria economizado em muito o dinheiro público da câmera, simplesmente comprou um novo.
“Tons de ameaças”
Durante o seu discurso de “ódio” contra o jornalista e o site Planeta Folha, Laudeci deixou claro, em “tons de ameaça”, que, “não pense que a vereadora é sozinha, por que não sou sozinha não tá, quero deixar claro, deixar re…, deixar claro a esse sitezinho barrela, sem caráter, sou sozinha não, não tenho medo não, não sou sozinha, não sou sozinha seu presidente, acham que eu sou sozinha, e querem mexer comigo, é esse o meu recado a esse sem caráter”, disse a vereadora, direcionando as palavras ao jornalista deste site, ao usar a tribuna.
Resposta do site
O site Planeta Folha, deixa claro que em momento algum noticiou alguma desinformação contra a vereadora em questão, apenas divulgou, que em, plena pandemia, um momento de realizar economias para que a câmara pudesse ajudar a população neste momento difícil, a vereadora abriu mão de colocar em uso as cadeiras “velhas” e preferiu gastar quase R$ 1.000,00 na compra de uma cadeira, e na modalidade de dispensa de licitação.
Nos demais gabinetes dos vereadores, podem ser observadas diversas cadeiras velhas, até mesmo com os acentos começando a se rasgar, e estas não são trocadas. Obs.: estas são usadas na maioria das vezes para a população que busca apoio dos vereadores, se sentar.
Atribuições de um veredaor (a)
Importante esclarecer que as funções e atribuições dos Vereadores estão expressas na Constituição Federal (arts. 29, 29/A e 46), na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal.
O Vereador (a) é membro do poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana; a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, e ainda, o julgamento das contas apresentadas pelo prefeito e praticando atos de administração interna.
Porém no dia hoje, 10 de agosto, ao invés de cumprir com suas atribuições para o qual foi eleita passa a denegrir a imagem de site de notícias durante suas falas na seção.
Assista a sessão online:
Da redação – Planeta Folha