A maioria dos centros culturais de Rolim de Moura, construídos ainda na gestão da então prefeita Mileni Mota, estão em situação precária e abandonados em vários bairros da cidade.
Na época os recursos foram alocados através de emendas da ex-deputada federal Marinha Raupp, que tinha como finalidade primordial, promover reuniões entre os moradores dos próprios bairros, bem como, servir como base de oficinas para cursos aos moradores, principalmente as donas de casas em busca de conhecimentos.
Decorridos quase duas décadas depois, os Centros Culturais, se tornaram imóveis abandonados sem nenhuma serventia e com todos os pertences em estado de podridão, por falta de cuidados dos responsáveis pelo bem público.
No Centro Cultural em frente ao estádio Cassolão e no bairro Planalto, a situação é realmente precária e carece de atenção por parte da prefeitura, visto, ao que tudo indica os referidos módulos foram entregues para as associações comunitárias, que há anos não fizeram nem mesmo uma reunião, sendo no momento moradia para ratos, baratas, cobras e uma grande quantidade de morcegos e pombos, que por sinal, os pombos transmite a doença histoplasmose, provocadas por fungos que se proliferam nas fezes de aves e morcegos.
Os tetos feitos de forro PVC, já desabaram e as cadeiras e outros bens em estado imprestáveis dado ao descaso, em frente ao órgão público, o mato cresce de forma assustadora e avança se tornando ponto de esconderijo para malandros e usuários de drogas, disse uma moradora das adjacências que reside há mais de duas décadas no bairro Planalto.
Por Fernando Garcia – Veja a coluna na publicação original, aqui