Marido e mulher, moradores de Rolim de Moura/RO foram presos durante a manhã da última segunda-feira (19), pela acusação do envolvimento em um crime de homicídio no município de Pimenta Bueno/RO.
O crime
O crime ocorreu no dia 18 de agosto, ocasião em que o corpo de um homem, identificado por Vinícius Zoff da Cunha Santos, foi encontrado em uma chácara localizada na região da estrada do aeroporto.
O óbito foi atestado pelos bombeiros, a ocorrência policial foi registrada pela PM e os trabalhos periciais foram efetuados por uma equipe da Polícia Técnico-Científica. (Relembre o caso)
Investigações
De acordo com a polícia, as investigações constam elementos que demonstram a materialidade e indícios de autoria do crime de homicídio doloso (art. 121, §2°, I e IV, do Código Penal), direcionados em desfavor dos acusados.
Conforme o Inquérito Policial, a vítima do homicídio (Vinicius Zoff) foi assassinada por um disparo de arma de fogo. As investigações apontam o acusado Elielton Pereira Oliveira como possível autor do crime, sendo que o suspeito teria cometido o delito com auxílio de outro homem, além da ajuda de sua esposa, Ranieli Santos Cunha.
Dois empresários do município de Pimenta Bueno também foram presos.
Motivação do crime
Conforme a polícia, os comerciantes do município em Pimenta Bueno, identificados por Edson e Lucimarco, teriam contratado Elielton para assassinar Vinícius, uma vez, que a vítima supostamente atuava realizando cobranças e agiotagem e estava cobrando um dos empresários por uma dívida no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) e o outro empresário por ser o avalista.
Para a execução do crime, os comerciantes teriam pago o valor de R$40.000,00 (quarenta mil reais).
Pedido de Prisão Temporária
Após relatórios técnicos enviados pela polícia junto ao Poder Judiciário foi deferido pelo Tribunal de Justiça, através da Vara Criminal da comarca de Pimenta Bueno, a Prisão Temporária dos acusados, com a finalidade de buscar provas mais contundentes para elucidação do crime, sendo essa prisão para aqueles que estão sendo considerados suspeitos do crime em tela e de nenhuma forma prejudiquem o andamento das investigações. Desta forma, conforme as autoridades policiais, a privação da liberdade de locomoção dos acusados tornou-se indispensável para a identificação de fontes de prova e obtenção elementos de informação quanto à autoria e materialidade das infrações penais.
As Prisões
O cumprimento dos Mandados de Prisões Temporária foram realizados de forma simultânea nos municípios de Pimenta Bueno e em Rolim de Moura.
Os empresários foram presos por equipes policiais em Pimenta Bueno e em Rolim de Moura o casal foi preso por equipes de serviço da PM. Um dos acusados não foi localizado no momento.
Ainda de acordo com a polícia, Elielton Pereira já possui passagens pela Justiça por crimes de posse irregular de arma de fogo e munições, furto de veículo, entre outros.