O município de Rolim de Moura (RO) recebeu na manhã de hoje a carreta de divulgação do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé). Com desfile pelas principais ruas da cidade e parada em frente a secretaria municipal de agricultura (SEMAGRI) várias autoridades e órgãos do setor produtivo divulgaram o maior concurso de café robusta do Brasil. O concurso conta com duas categorias, qualidade de bebida do café e sustentabilidade da propriedade cafeeira. É uma realização do Governo do Estado de Rondônia, coordenado pela Seagri, Emater, Idaron e com apoio da Câmara Setorial do Café, Caferon, Embrapa, Mapa, Sebrae, Faperon e Senar.
A secretaria municipal de agricultura informou que Rolim de Moura participará do concurso estadual com três produtores, Israel Ramos de Campos da linha 176, km 15, lado sul. Ivan Moveo, linha 160, km 15, lado sul e Fábio dos Santos, linha 188, km 03, lado sul.
Para este ano, o 5º Concafé traz grandes perspectivas. Com uma produção de 2.198.678 sacas no ano passado, a expectativa para este ano é de um aumento de aproximadamente 6,6%, chegando a 2.344.119 sacas, com uma produtividade de 36 sacas/hectare (Previsão da Conab/2020).
“Viemos apresentar o os prêmios aos nossos cafeicultores para estimula-los a participar do concurso. A carreta de prêmios veio de Vilhena, passou pelos municípios que produzem café no estado de Rondônia, daqui seguiremos para Alto Alegre e Alta Floresta, Nova Brasilândia, São Miguel, até chegar a Porto Velho. Este evento é feito para valorizar o produtor de café do estado, explica Janderson Dalazen, sobre o concurso.
Como forma de incentivo a aumentar a produção de café, o município de Rolim de Moura, distribuiu nesta gestão aproximadamente Um milhão de mudas de café e garantiu a participação de 03 produtores rolimourense. Os campeões serão conhecidos em Outubro próximo.
A premiação aos ganhadores gira em torno de 300 mil reais.
Via assessoria