A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Turismo (SEMMADU) de Rolim de Moura (RO) realizou nesta segunda-feira (17) uma carreata por várias ruas do município alertando a população sobre a proibição de queimadas. Participaram da carreata, Sedam, Corpo de Bombeiros, Casa Civil, parceiros da secretaria municipal de meio ambiente no combate as queimadas.
Olício Lopes, titular da SEMMADU, afirmou que a ação faz parte da Campanha de Combate às Queimadas. O projeto de combate a queimada é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Turismo, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental.
O secretário lembrou que de acordo com o Código Ambiental de Rolim de Moura Lei 68/2009: no artigo 60 fala que ficam vedadas, A queima ao ar livre de materiais que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida.
Regiane Mônica Reis, Bióloga responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) destacou que o projeto visa a sensibilização da população para a não realização de queimadas em áreas urbanas e rurais, a fim de informar sobre a legalidade e os danos ao meio ambiente e a saúde pública que a prática da queimada irregular pode ocasionar a população, e incentivar os estudantes a disseminar este conhecimento na busca de melhoria da qualidade de vida da sociedade bem como a conservação das florestas.
O secretário destacou que essa foi apenas uma das muitas ações visam difundir e conscientizar a comunidade quanto aos problemas ambientais e de saúde pública originados pela degradação ambiental decorrentes das queimadas; Estabelecer uma rede de articulação entre os diversos atores do processo de Educação Ambiental; Conscientizar a população que o ato de atear fogo em matas, lixo doméstico é crime ambiental.
Vi Assessoria