O ultimo boletim desta semana, acaba de ser divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Rolim de Moura, RO, e os dados voltam a preocupar os profissionais da saúde do município, o numero de infectados voltaram a aumentar significativamente.
De acordo com os dados do boletim, na segunda-feira, o município registrava apenas 17 pessoas infectadas e 01 internada. Hoje, sexta-feira, 22, o numero subiu para 41 pessoas infectadas e 04 pessoas internadas.
O número de óbito permanece em 176 e 06 pessoas estão sendo monitoradas por suspeitas de infecção, mas que ambas aguardam os resultados dos exames enviados ao Lacem em Porto Velho.
No ultimo dia 18, o Governo do Estado de Rondônia, via decreto, autorizou a volta as aulas em todas as escolas da rede estadual de ensino, as da rede municipal ficou a critério de cada prefeito.
Com a volta as aulas, a toda a população abaixo de 12 anos sem vacinar, haja vista que não vacina, até o momento, com autorização para serem aplicadas nas crianças e nos adolescentes, o risco de infecção é iminente e os casos positivos podem aumentar e muito nos próximos dias, podendo até mesmo levar a saúde ao colapso novamente.
As famílias com que a reportagem conversou nos últimos dias, não estão felizes com a decisão do governo do estado, que sem consultar a população, autorizou o retorno das aulas. Muitas das famílias estudam não autorizar seus filhos a retornarem as escolas e outras estudam possíveis manifestações em frente aos colégios.
Da redação – Planeta Folha