A assessoria de imprensa do Governo do Estado de Rondônia divulgou nesta terça-feira, 11, uma observação no texto que acompanha o boletim sobre a pandemia do novo Coronavírus no estado, e Rolim de Moura teve os números de pessoas mortas por Covid-19 reduzido. Continue lendo e saiba o porquê!
Diariamente os boletins divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mostrava que Rolim de Moura tinha 12 mortes por Covid-19, mas o setor de Epidemiologia do município não as reconhecia este número.
Nos últimos boletins do estado, o numero de morte para Rolim de Moura era de 12, o município já havia notificado a Agevisa que este número não era real, e que este paciente enumerado para Rolim de Moura não existia.
A partir desta notificação do município, a Agevisa inicio um processo de investigação interna para identificar o suposto óbito inexistente.
Veja a nota da Agevisa
Após investigação epidemiológica, o caso de Rolim de Moura que tinha sido informado, mas após investigação verificou-se que o paciente é do município de Humaitá.
Outra morte inexistente para Rolim de Moura
No dia 28 de julho passado, o site Planeta Folha informou em primeira mão (Reveja a matéria), que, o sistema estava acusando que Rolim de Moura tinha 11 óbitos por Covid-19, mas que após investigações do setor de epidemiologia do município e a Agevisa, a morte foi identificada, e não era de paciente de Rolim de Moura e sim pertencente a Itapuã do Oeste.
O paciente já havia morado em Rolim de Moura a cerca de 03 anos, inclusive possui família no município, e que após havia se mudado para o município de Itapuã do Oeste.
A causa provável para este erro está na não atualização dos cartões do SUS pelos pacientes, ou seja, o paciente muda de município, mas não atualiza o cartão com o novo endereço.
Rolim de Moura é informado de outra morte, e agora, de fato, tem 11 óbitos; entenda
Durante o Boletim emitido pela assessoria de imprensa do município, a enfermeira Janaína Travassos informou a assessoria de que o setor de epidemiologia havia sido informado do 11º óbito. (Reveja a matéria)
Segundo o informativo, o paciente tratava-se de um idoso de 68 anos, e que morava na zona rural de Rolim de Moura. O idoso faleceu ainda no mês de maio na cidade de Porto Velho, mas por motivos desconhecido a Agevisa só informou o óbito ao município de Rolim de Moura, hoje.
Números da Covid-19 em Rolim de Moura
De acordo com o novo boletim sobre a pandemia do novo Coronavírus no município de Rolim de Moura, o município já registrou desde o início a quantia de 1003 pessoas testadas positivas com o vírus.
Das mais de mil pessoas infectadas, 761 estão curadas, 229 estão em tratamento domiciliar, 03 internadas e infelizmente 11 morreram.
Outras 37 pessoas são consideradas suspeitas de estarem contaminadas com o vírus. 1737 casos foram descartados desde o início da pandemia.
Da redação – Planeta Folha
Imagem Ilustrativa