Quem deixa animais soltos nas ruas de Rolim de Moura (RO), corre o risco de ter o animal apreendido, isso porque a partir da próxima semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reiniciará o trabalho de capturas de animais nas ruas do município.
A coordenação do órgão informou que a população tem reclamado muito dos animais que ficam soltos nas ruas, bagunçando as lixeiras e até mesmo colocando em risco a segurança no trânsito.
De acordo com a legislação, se alguma pessoa deixa o animal na rua e ele é capturado, o animal fica disponível 48 horas, o proprietário paga uma taxa estabelecida pela legislação municipal, e leva o animal de volta para casa, passado o prazo de 48 horas, o animal vai para fila de adoção, e quem pretende adotar, tem que pagar uma taxa. Caso ninguém adote, o passo seguinte é a doação, que é entregue a quem se propõe a cuidar do animal sem nenhum custo.
O CCZ informa que caso o animal esteja com a saúde debilitada, ele recebe todo tratamento dos médicos veterinários do Centro.
A carretinha de captura de animais bem como o setor cirúrgico do Zoonoses foram reformados a pedido da vereadora Juliana Antunes.
A captura dos animais é amparada por legislação federal, estadual e municipal e tem por objetivo evitar acidentes, transmissão de doenças, agressão dos animais para com as pessoas, evitar o nível de contaminação entre os animais e seres humanos. É importante que o trabalho é realizado embasado nos protocolos de saúde pública.
De acordo com o CCZ, os animais que forem capturados e ficarem no local, serão castrados pelos médicos veterinários do órgão e assim evitar a reprodução descontrolada de animais.
O Centro de Controle de Zoonoses de Rolim de Moura está localizado na Rua Urupá, 3400, Bairro Industrial.
Via assessoria
Edição Planeta Folha