O cafeicultor Alcides Rosa, morador de Nova Estrela, único distrito de Rolim de Moura (RO) se reuniu na quarta-feira (25 desta semana) com integrantes de um projeto denominado de “Rede Estadual de Avaliação de Clones de Cafés de Rondônia” que envolve parceria do governo do estado, Embrapa, Emater e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O governo do estado incentiva o projeto com financiamento por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI).
A conversa com os envolvidos em busca da melhoria da cultura cafeeira visa aprofundar a pesquisa sobre os clones de café cultivados no estado. Todos os clones que deram entrada na Embrapa com nome e número serão caracterizados pelos pesquisadores. O encontro, que teve como anfitrião Alcides Rosa e que ocorreu em Rolim de Moura, contou com a presença de Marcelo Curitiba, Alexsandro Teixeira e João Maria, todos da Embrapa e Rafael da Emater.
De acordo com a EMBRAPA, Serão avaliados 64 clones de café canéfora (robusta e conilon) que compõem os melhores materiais genéticos disponíveis atualmente nas principais regiões produtoras de café em Rondônia. Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Alexsandro Teixeira, este projeto foi construído para valorizar os clones de café desenvolvidos pelos produtores de Rondônia e que tem transformado a cafeicultura do estado.
Ao final do trabalho, todas informações geradas serão disponibilizas para os cafeicultores de modo que possam escolher os clones a serem implantados tendo em vista suas condições de cultivo. Além disso, os agricultores responsáveis pela seleção dos clones também poderão registrá-los junto ao MAPA, se assim entenderem.
Alcides Rosa agradeceu a presença dos técnicos no município de Rolim de Moura e frisou que é importante estar atento aos estudos e experimentos do setor, pois o café é um importante produto da cadeia produtiva de Rondônia.
Via assessoria