Com a pandemia do novo Coronavírus os administradores, ou seja, os prefeitos de cada cidade tiveram nas mãos a responsabilidade de controlar o aumento ou não dos casos de infectados pela Covid-19.
Rolim de Moura não foi diferente, teve de se adequar ao novo cenário e os cuidados ser tomados, no início da pandemia houve um despreparo e fechamento quase que geral dos comércios, mas com o passar dos tempos, citando a gestão de 2021 do atual prefeito Aldo Julio os critérios mudaram.
No começo de janeiro, Rolim tinha menos de 50 mortes por Covid-19, atualmente o total foi à 136, porém os casos de positivados o município está conseguindo controlar, de pouco em pouco, os fatores são as fiscalizações que tornaram mais eficazes e abrangendo pontos sensíveis do distanciamento social, bem como a manutenção dos comércios abertos sempre mantendo os protocolos de segurança, sobre distanciamento e higienização.
O total de positivados nesta terça-feira, 18, são de 258, destes, 19 seguem internados, os demais estão em tratamento domiciliar.
A manutenção do comércio aberto foi um dos critérios mais difíceis de se cumprir, mas foi um dos pontos estratégicos da administração em relação ao aumento dos infectados, pois com o comércio aberto o controle se torna mais fácil, já com o comércio fechado as aglomerações começam ser maiores nos momentos em que os decretos autorizam a aberturas de tais comércios, pois toda a população saem de casa em buscas de compras, causando assim uma maior aglomeração e um aumento significativo no contágio.
Além do controle da proliferação da Covid-19, o comércio aberto mante-se o emprego da população além de manter é claro a economia do município e das famílias de um modo geral.
No ano de 2020 as higienizações dos pontos comerciais com maiores circulações de pessoas foram realizadas, fato que continuou sendo realizando neste ano de 2021.
Outro ponto positivo foi o desafogamento do Hospital Municipal, com a inauguração da UPA, as aglomerações no hospital municipal, local próximo a Sentinela, que realiza os testes de Covid-19, foi diminuído e com isso os casos positivados também diminuíram no município.
A pandemia não acabou, as vacinas começaram a serem aplicadas, mesmo a passos lentos, mas começou, e o fim da pandemia parece estar próximo, a esperança se renova a cada dia que passa. O que nos resta é nos cuidar.
Da redação – Planeta Folha