Abrir ou fazer a gestão de supermercado não é fácil, principalmente quando você quer ser independente e, portanto, se encontra sozinho para gerir esse tipo de negócio. Contudo, se você ainda quer tentar a aventura por conta própria, saiba que é possível fazê-lo. Então, se finalmente está pronto para abrir seu supermercado ou mercearia de bairro, aqui estão nossas dicas para um supermercado com sucesso!
Como funciona a gestão de supermercado?
Se você não se destacar da concorrência, a vida útil do seu supermercado independente pode rapidamente ser limitada. Opte por um conceito original que faça com que as pessoas queiram vir até você em vez de um concorrente ou mesmo ir às chamadas cadeias de supermercados mais clássicas.
Por exemplo, não há loja de produtos orgânicos em sua cidade, então esta é uma grande oportunidade de mercado a ser aproveitada. A originalidade é um bem essencial que não deve ser esquecido, mas é antes de tudo uma oferta diversificada, uma qualidade de serviço irrepreensível e o sentido de relação com o cliente que irão tornar um público fiel ou não.
Estabeleça um plano de marketing e comunicação
Este plano gira em torno de 4 eixos principais:
1) A localização
Onde se estabelecer? É essencial determinar o local estratégico para se instalar. De um local para outro, sua receita pode variar significativamente.
Estude o comportamento das pessoas que você está alvejando e o contexto ao redor do seu futuro estabelecimento para saber qual local será mais eficaz para o bom funcionamento do seu supermercado.
Se pretende uma clientela bastante jovem, claro, prefira zonas próximas das faculdades, alojamento de estudantes e etc. Para uma clientela um pouco mais velha, não hesite em instalar-se em zonas industriais que necessitem de carro ou automóveis para se deslocar.
2) Solicitação do cliente
Estude cuidadosamente as reais necessidades das pessoas que você está almejando. Uma oferta inadequada que não corresponda ao mercado ou ao público-alvo terá poucas chances de atingir seu público-alvo e estará fadada ao fracasso, com certeza.
Para evitar decepções, não hesite em fazer pesquisas de mercado com profissionais da área ou simplesmente comprar um.
3) Comunicação adequada e cuidadosa
Dependendo do seu alvo, o tipo de comunicação usado será decisivo e diferente. Por isso, é importante estudar esta questão e não se precipitar em dispositivos tradicionais e inadequados, podendo escolher entre os meios de comunicação como a televisão, o rádio, as redes sociais ou mesmo um site próprio com delivery, que tal?
4) Parcerias
Ter parceiros permite melhorar a sua visibilidade, inspirar confiança e, consoante o caso, enriquecer a sua oferta de serviços com propostas comuns.
Outros parceiros podem ser prescritores de seus serviços. Eles são, portanto, aqueles que irão distribuir seus produtos.
No entanto, esteja ciente de que encontrar parceiros confiáveis é a etapa mais difícil ao começar.
Fazer a gestão de supermercado por conta própria é uma boa iniciativa, mas nem sempre é fácil. Você pode então optar por uma rede de franquias se desejar e se beneficiar do reconhecimento da marca da franquia, da assistência logística e estratégica.
Software de gestão adaptado ao supermercado
Quando você possui um supermercado, enfrenta um grande fluxo de pessoas todos os dias. Para economizar o máximo de tempo possível, você deve estar equipado com um software de caixa registradora simples e eficiente. Existem várias soluções tecnológicas que podem ajudar o dono de supermercado a melhorar todos os processos do estabelecimento, desde formas de pagamento até fluxos de caixa e estoque.
Com um software de caixa que possa melhorar a gestão de supermercado, a empresa está equipada para sacar de forma intuitiva e rápida e para gerenciar seus estoques automática e centralmente. São também centenas de recursos que você ainda pode descobrir, como acompanhamento de clientes, estatísticas avançadas, contabilidade automatizada, conexão com seu site de comércio eletrônico, etc.
Cuide do estoque
Para que o seu estoque não seja um problema, mas ao contrário, um aspecto constitutivo do seu ponto de venda que contribui para o seu sucesso, você deve ter um olhar atento aos produtos que estão na loja.
Cada produto armazenado está potencialmente em movimento
Não pense que estoque é sinônimo de inatividade ou um produto de papelão, estacionário. Um produto em estoque também pode estar em movimento: na mão de um cliente, na pilha de produtos a serem colocados de volta nas prateleiras, na pilha de devoluções etc. Esses fluxos podem informar sobre a qualidade de seus produtos, seu desempenho e lhe dar novos indicadores de transformação.
Cada atributo influencia o produto e seu armazenamento
Você não deve ver cada produto como uma unidade de armazenamento. Ele realmente tem atributos que influenciam sua condição. Observe sazonalidade e demais questões relevantes para os produss: as cores das roupas vendem melhor na web, ou um produto pode não apresentar nenhuma sazonalidade no seu ponto de venda, ao contrário de todos os outros franqueados.
A gestão de supermercado em relação ao estoque é um assunto complexo e as ferramentas disponíveis para você gerenciar os produtos influenciam muito o seu desempenho. Tente obter uma visão geral das ferramentas oferecidas e pesquise os usuários de sistemas que possam te ajudar para encontrar o sucesso!