Muito provavelmente você já deve ter ouvido sobre a comunicação interna, certo? Afinal, trata-se de um conjunto de medidas que visam alinhar os membros de uma equipe na missão, visão e objetivos da marca, tornando-os grandes defensores da companhia.
Por essa razão, a comunicação interna não deve ser negligenciada. Além de ser uma ótima ferramenta para alinhar os colaboradores, ela promove a satisfação e o bem-estar dentro do ambiente de trabalho. Fatores determinantes para aumentar a produtividade da equipe.
No entanto, a comunicação interna precisa ser muito bem planejada e executada. Só assim será possível eliminar os ruídos que afetam a produtividade dos colaboradores e evitar achismos que possam gerar uma série de conflitos internos.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 passos infalíveis para que você possa melhorar a comunicação interna da sua empresa. Siga a leitura e saiba exatamente como eliminar ruídos que atrapalham a integração de processos.
1. Elimine os ruídos da comunicação
Um dos fatores que afetam o engajamento dos funcionários nas companhias são os ruídos e as conversas informais, que começam com uma pequena distração e acabam tornando-se um enorme desafio.
Por isso, é fundamental pensar em mecanismos que ofereçam a garantia de que as informações serão transmitidas corretamente, pois só assim é possível evitar que especulações se espalhem.
Vamos imaginar que a sua empresa trabalhe com sensor de temperatura e umidade. No entanto, por falta de informações ou por boatos, os colaboradores estão trocando as formas de conectar os processos.
Assim, é essencial que o seu negócio aposte em comunicações impressas ou virtuais, lembrando os trabalhadores das ações que estão se aproximando e ressaltando a continuidade dos processos.
2. Conheça a sua equipe
É comum observar que os funcionários têm receio em conversar com seus líderes. Na maioria das vezes, essa visão deturpada é causada pelos próprios supervisores.
Contudo, é fundamental aplicar estratégias para criar uma convivência amigável. Você pode dar abertura a eles e mostrar que todos devem trabalhar em conjunto para alavancar resultados.
Além disso, é possível utilizar ferramentas bem bacanas para promover a interação entre os trabalhadores e líderes, como reuniões informais, aproveitar momentos de pausa para conversar ou mesmo circular pela companhia.
3. Ofereça feedbacks
Imagine trabalhar em uma empresa de montagem de quiosque de madeira, por exemplo, e nunca receber um retorno sobre suas atividades? Frustrante, não é?
Estimular a cultura do feedback dentro na instituição é essencial para a comunicação interna, uma vez que só assim torna-se viável analisar o desempenho dos colaboradores e dar a eles a oportunidade de melhorar.
4. Invista em canais de comunicação interna
Por fim, investir em meios de comunicação é essencial para melhorar as relações de trabalho e, por consequência, eliminar ruídos que podem afetar o engajamento dos funcionários, como boatos deSPDA para raio.
Dessa forma, atente-se aos canais que possibilitam a comunicação entre os colaboradores, tais como e-mail, telefone e WhatsApp Business. Assegure-se de que as informações e os recados possam fluir naturalmente sem nenhum tipo de interferência ou interrupção.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais