Uma das discussões mais antigas na sociedade é se jogar videogame faz mal ou bem. Cada um traz seu ponto de vista nessa discussão, mas agora trago algo melhor: estudo comprova que jogar videogame faz bem ao cérebro.
E de mais de uma maneira, em mais de um estudo. Já em 2013, uma pesquisa divulgada na CNET revelava um aumento da massa cinzenta num grupo de adultos jogando Super Mario 64 todos os dias.
Aliás, não é o único estudo comprovando que sim, há motivos para jogar videogame. Prossiga com a leitura e entenda mais sobre a ação do videogame!
Estudo comprova que jogar videogame faz bem ao cérebro: de que maneiras?
Os benefícios de jogar videogame superam em muito os malefícios, principalmente quando bem dosado.
Para uma parte da sociedade, jogar videogame faz mal. Alguns consideram uma “perda de tempo”, que pode causar agressividade, alienação social, problemas físicos e até gerar um comportamento de dependência.
É importante avisar que jogar videogame faz mal apenas quando em excesso, o que não é recomendado. Contudo, fora essa situação, há bons motivos para jogar videogame – e mais de um estudo comprova isso!
Melhora a coordenação motora
Um dos primeiros benefícios de jogar videogame se vê na coordenação motora. Um estudo de 2014 feito na Universidade de Toronto mostrou que jogadores de videogame tendem a ter uma melhor coordenação motora que outras pessoas.
Outro estudo, publicado na revista PLOS Online, revelou que crianças e adolescentes que jogam possuem um córtex mais grosso na região frontal do olho esquerdo. Essa região é associada à coordenação motora.
Aumenta o foco
Segundo estudo de Vinkrath Bejjankhi e associados, videogames tendem a melhorar os sentidos de percepção e foco. Em jogos, os jogadores costumam aprender padrões para evitar danos e eliminar inimigos.
Com isso, acabam adquirindo uma melhor percepção, que podem aplicar na vida real!
Aprimora a criatividade
Num estudo da revista científica Computer in Human Behavior, foi constatado um dos grandes benefícios de jogar videogame: a expansão da criatividade. Com exceção dos jogos de corrida, os games acabam tornando seus jogadores em pessoas mais criativas.
O destaque são os jogos interpessoais, como The Sims e Animal Crossing, que aprimoram a criatividade e a sociabilidade também.
Ajudam na socialização
Um dos melhores motivos para jogar videogame é a socialização. Jogos online como World of Warcraft e League of Legends são conhecidos por levarem seus usuários a interagirem mais com os outros dentro do jogo.
Fora isso, costumam ter uma grande comunidade de jogadores, o que torna os jogos online ótimos para socialização. No site DFG Games, você encontra diversos conteúdos, serviços e produtos de League of Legends para começar a jogar ou melhorar seu jogo!
Diminuem a ansiedade
Jogos eletrônicos como Bejeweled são ótimos para aliviar o estresse diário, sendo os tipos de jogos mais jogados por todas as idades. Jogos eletrônicos com quebra-cabeça simples e de interface intuitiva melhoram seu humor e reduzem o risco de:
- Diabetes;
- Doenças cardíacas;
- Depressão.
Melhoram a visão
Diferente do que dizem, os jogos eletrônicos, principalmente os jogos de ação, não estragam a visão. Segundo estudo na Universidade de Rochester, jogos de ação com movimentação mais rápida despertam maior sensibilidade ao contraste das imagens.
Com isso, jogadores de “Call of Duty 2”, por exemplo, são mais capazes de ler melhor e até de dirigir em ambientes mais escuros.
Jogos são capazes de melhorar a memória
Melhorar a memória? Isso também pode ser obtido ao jogar. Segundo estudos da Imperial College, quanto mais tempo jogadores passam jogando jogos de computador, maior são suas pontuações em testes de memória no trabalho espacial.
Além da capacidade de lembrar onde estão as coisas (como chaves de casa), jogos também desenvolvem atenção e raciocínio verbal.
Reduzem os efeitos do envelhecimento
Conforme se envelhece, certas ações anteriormente fáceis de serem feitas se tornam mais difíceis. Contudo, com o “treino” proporcionado pelos jogos, é possível reduzir os efeitos no corpo e mente.
Um estudo feito na Universidade da Califórnia, com idosos de 60 a 85 anos, comprovou a melhora do desempenho em habilidades multitarefas.
Conclusão
Então, jogar videogame faz bem? Quando bem dosado, sim. Por sua variedade de jogos, videogame é capaz de gerar diferentes benefícios ao cérebro, como coordenação motora, memória, criatividade, sociabilidade, etc.
E estudo comprova que jogar videogame faz bem ao cérebro! Com isso, você tem mais de um motivo para continuar jogando.