Infelizmente, trair não é incomum. Todo mundo conhece alguém que traiu seu parceiro por um motivo ou outro e justificou seus motivos para trair um relacionamento.
Nos casos de relacionamentos mais antigos, não é incomum a mulher descobrir que o seu marido se tornou fatal model de uma ou mais meninas mais novas. Um verdadeiro golpe na autoestima delas.
Na maioria das vezes, é muito difícil entender por que as pessoas fazem isso, mas agora temos um pouco de insight. É hora de se colocar no lugar das pessoas que traíram seus parceiros e descobrir suas motivações.
Três pesquisadores, Dylan Selterman, Justin Garcia e Irene Tsapelas, entrevistaram um conjunto de 495 adultos, perguntando se eles já trairam e, em caso afirmativo, por que o fizeram.
Suas respostas foram variadas, mas formaram uma espécie de padrão.
De acordo com os resultados, mais de três quartos dos participantes haviam trapaceado em um ponto de suas vidas. Embora pensemos em traição como uma ocorrência razoavelmente rara, parece que não é tão incomum quanto se poderia pensar.
No total, 77% dos participantes disseram que seus motivos para trair no relacionamento se deviam à falta de amor no relacionamento. Outros 70% das pessoas disseram que o motivo de terem trapaceado foi a negligência emocional.
É de partir o coração pensar que as pessoas precisam sair em busca de validação quando um parceiro pretende fornecer tudo o que você precisa em um só lugar.
Embora isso não seja desculpa para trair, facilita muito a compreensão do ponto de vista de outra pessoa.
Obviamente, existem muitas outras razões pelas quais as pessoas escolhem se desviar para outra pessoa. Frequentemente, trata-se de sexo, e 74% dos participantes deste estudo disseram que queriam experimentar mais parceiros sexuais.
É possível que, embora a conexão emocional com o parceiro fosse forte, eles quisessem saber como seria estar com outras pessoas em um cenário sexual.
Outra razão pela qual as pessoas no estudo optaram por trair foi o fato de terem bebido demais. 70% deles disseram que estavam bêbados e incapazes de se controlar, um cenário que infelizmente é muito comum de se ouvir.
Embora essas fossem as respostas mais comuns, havia muitas razões pelas quais as pessoas achavam que precisavam procurar em outro lugar.
Alguns fizeram isso por uma questão de confiança, esperando se sentir validados por uma experiência sem sentido. Alguns fizeram isso para ofender seus parceiros. Outros almejavam uma falta de fisicalidade em seu relacionamento ou devido à falta de interesse em seu parceiro.
De acordo com novas investigações da WomensHealth.com, os homens eram mais propensos a cometer infidelidade por variedade sexual em suas vidas. As abordagens das mulheres vieram de um lugar mais profundo.
Eles costumavam optar por trair se se sentissem negligenciados pelo parceiro, mesmo que não tivessem desejos sexuais por outra pessoa.
Embora seja fácil se relacionar com alguns desses cenários, trair nunca é a resposta para um problema. Se você está se sentindo negligenciado em seu relacionamento ou sente a necessidade de procurar outro contato sexual, talvez seja melhor apenas encerrar o relacionamento.
Dessa forma, você economiza dor desnecessária, tanto para você quanto para o seu parceiro.
O problema é que você nunca pode voltar de trair alguém. A culpa permanece e você sempre se lembra de como machucou alguém que já foi ou já foi importante para você.
Se surgir a necessidade de trair, faça uma pausa limpa e siga seus desejos o quanto quiser.