Há exatamente daqui a um mês, no dia 23 de jullho, começa a Olimpíada de Tóquio, na capital do Japão, e os organizadores anunciaram rigorosas medidas contra a Covid-19.
Nada de abraços, autógrafos e bebidas alcóolicas.
Os jogos tinham sido adiados em 2020 por conta do novo coronavírus, e o evento vai ocorrer entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, e os jogos Paralímpicos, entre 24 de agosto e 5 de setembro.
Seiko Hashimoto, presidente do comitê organizador, afirmou que “o ambiente festivo terá que ser suprimido para que os jogos sejam seguros”.
Então, como serão os jogos olímpicos de Tóquio?
Conheça as novas medidas para as Olimpíadas de Tóquio
Na última segunda-feira, dia 21 de junho, o comitê organizador das Olimpíadas anunciou que o limite máximo será de 10 mil torcedores, o equivalente a 50% da ocupação.
Apenas lembrando que está proibida a entrada de estrangeiros. Se você é um apaixonado por jogos olímpicos e pretendia viajar para o Japão, não será possível.
As principais exigências são:
- Ao entrar no local da competição, caso a temperatura seja superior a 37,5º C (medida duas vezes), a entrada será proibida;
- Nesse caso, não terá o reembolso do ingresso;
- Proibida a entrada de torcedores sem máscara ou tossindo;
- Na sede olímpica, os espectadores não poderão manter contato físico com outros;
- Ao final da competição, deve sair imediatamente do local;
- Proibido pedir autógrafos dos atletas e incitar qualquer tipo de aglomeração;
- Proibição de venda de bebidas alcóolicas.
São medidas justamente para evitar a contaminação, uma vez que apenas 8% da população está totalmente vacinada.
Como está a Covid-19 no Japão?
Pesquisas foram feitas e indicaram que quase metade da população japonesa é contrária à realização das Olimpíadas no país.
Embora sendo a terceira economia mundial, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e China, o Japão está entre os países com menos pessoas imunizadas.
Vem lutando no combate ao novo coronavírus, e no fim de abril, eram cerca de 8 mil infectados por dia, e caíram para 1,4 mil por dia e atualmente, menos de 50 óbitos.
Só que a vacinação tem se intensificado, com mais de 1 milhão de doses aplicadas diariamente, desde o dia 15.
Quais são as opções para assistir os jogos olímpicos?
Infelizmente, por conta da pandemia, a entrada de estrangeiros nos locais das competições está proibida.
E se você já estava programando suas férias de julho para isso, vai ter que mudar seus planos.
Para ainda aproveitar suas férias, poderia viajar e assisitir os jogos pela TV. Assim, ao mesmo tempo que não perderia as Olimpíadas, poderia descansar.
Por exemplo, muitas pousadas em Japaritinga e em outras regiões do país estão se preparando para o período de férias, que coincide justamente com as Olimpíadas.
Dessa forma, os hóspedes que são fãs dos jogos, poderiam conciliar perfeitamente o momento de lazer com a paixão pelas Olimpíadas.
Uma outra opção é reunir a família e poucos amigos e assistir aos jogos em casa.
Vale a pena já saber os dias e horários dos jogos de sua preferência e se programar.
Os verdadeiros valores das Olimpíadas
Ainda de acordo com o presidente do comitê organizador, até em razão de todas essas restrições, as Olimpíadas vão transmitir seu verdadeiro valor: o foco no esporte.
Ele ainda acrescenta “Eu vejo como uma oportunidade para apresentar a essência dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, e para mudar o formato dos jogos.”
Agora é só esperar para ver como será, mas ao contrário de outras edições, provavelmente as Olimpíadas do Japão ficarão na memória de todos!