Primeiro lugar no ranking da Premier League deste ano, o Arsenal Futebol Clube é uma das equipes mais queridos da Inglaterra. Fundado em 1886, o time tem bastante história para contar e recordar.
Quando o assunto é o elenco do Arsenal, é fácil lembrar várias estrelas que vestiram a camisa. Mesmo quem jogou já muitos anos, ainda é inspiração para os novos jogadores e admiração para os torcedores do The Gunners. Confira a seguir alguns exemplos de ídolos que passaram pelo time!
John Radford
A lealdade ao time e o número de gols de John Radford impressionam. O jogador fez parte do clube de 1962 a 1976 e participou de 481 partidas. No total, o atleta balançou a rede 149 vezes, o que faz com que esteja em quarto lugar no ranking de artilheiros.
Outra curiosidade interessante de Radford é que ele aos 17 anos foi o mais jovem a marcar um hat-trick com o Arsenal FC. Na temporada de 1970/1971, ele também fez 21 gols, que ajudaram o clube a conquistar a Liga e a Copa na mesma época.
David O’Leary
David O’Leary é um recordista que jamais será esquecido pelo Arsenal FC. O jogador vestiu a camisa do time 722 vezes, de 1975 a 1993 e, por isso, é quem mais participou da história do clube.
O atleta chegou ao time de base aos 15 anos, e aos 17 já subiu para o time profissional. Até então, o Arsenal lutava para se manter de pé, já que a equipe era fraca e os resultados não eram tão positivos. A entrada de O’Leary foi essencial para reconstruir o clube na década de 1980.
Tony Adams
Apelidado de Mr. Arsenal, Tony Adams também fez história no Arsenal FC. O jogador entrou para o time aos 17 anos, ganhou 10 títulos e conquistou várias ligas nacionais.
Jogando na posição de zagueiro, ele unia habilidade técnica, força física e mental, além de muito compromisso e dedicação ao clube. Adams tem até uma frase famosa sobre jogar no futebol que é: jogue pelo nome na frente da camisa que será lembrado pelo nome de trás. Depois da passagem pelo Arsenal de 1983 a 2002, o atleta se aposentou dos campos e se tornou treinador.
David Seaman
Nem só de jogadores que correm pela bola vive um bom time. Os goleiros também devem ser lembrados, ainda mais alguém como David Seaman, um grande ídolo para a nação Arsenal FC. Apesar de ter levado o famoso gol de Ronaldinho na Copa de 2002, o jogador é mais famoso pelos acertos que fez ao vestir a camisa.
Quando chegou ao clube, Seaman não era tão bem visto, pois o Arsenal já tinha conhecido outro grande goleiro, John Lukic. Porém, o excelente reflexo, posicionamento e estratégia de defesa fizeram com que David Seaman logo caísse nas graças dos torcedores.
Thierry Henry
A lista não poderia terminar sem citar o maior artilheiro da história do Arsenal FC. Nascido na França, Thierry Henry chegou a Londres em 1999, onde passou a integrar o time.
A princípio, o jogador foi contratado para substituir outro atleta, mas logo foi colocado como atacante. Após alguns jogos sem marcar, Thierry concluiu a primeira temporada de 47 jogos com 26 gols. O destaque dele foi tão grande que na temporada 2002/2003, ele ficou em 2º lugar no ranking dos melhores jogadores pela Fifa.
Como visto, talentos é o que não falta na história do Arsenal FC. Além do time de peso da atualidade, o clube pode recordar com carinho dos atletas que passaram por lá.