Como escolher um tênis de corrida: entenda o que levar em conta

5 minutos de leitura

Se você está procurando tênis de corrida para enfrentar as ruas da cidade ou a esteira da academia, chegou ao lugar certo. Aqui, vamos fornecer diversas dicas para ajudá-lo a tomar a melhor decisão. A boa notícia é que não é necessário fazer grandes investimentos para combinar com o seu perfil.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e saiba agora mesmo como escolher um tênis de corrida.

Conforto

O primeiro passo na hora de comprar um tênis de corrida é analisar o conforto do calçado. Um dos principais erros dos atletas é focar somente na beleza. Sabemos que um modelo bonito pode melhorar a autoestima e até a motivação no treino. No entanto, se o calçado incomodar qualquer dedo do seu pé, por exemplo, ele perde todo o sentido.

Um bom corredor é aquele que entende que o conforto é essencial para superar trajetos curtos ou longos. Quando não temos tranquilidade durante o percurso, o treino é mais desafiador, podendo causar até lesões graves. Portanto, fique atento a esse detalhe e não deixe que a empolgação atrapalhe o seu investimento.

Numeração maior

Cada atleta tem as suas características. No entanto, em grande parte dos casos, escolher um calçado com um número maior é sempre a melhor saída. Muita gente não sabe, mas os pés costumam inchar durante a corrida. Devido a esse fator, é essencial ter uma peça que garanta conforto.

O mais indicado é experimentar o calçado no fim do dia ou no final de um exercício físico. Nesses momentos, os pés estão inchados, o que permite uma avaliação mais assertiva.

É fundamental deixar claro que o tênis não pode ser muito folgado. Caso contrário, poderá atrapalhar a sua performance.

Estrutura do calçado

Você é mais alto ou pesado? Se respondeu positivamente a uma dessas alternativas, escolha calçados mais leves. Um modelo mais estruturado e com amortecimento pode facilitar a corrida.

Por outro lado, tenha cuidado com modelos mais duros. Se o calçado tiver essa característica e ainda for pesado, ele não é recomendado para corrida. O vendedor pode tentar “empurrar” a venda de qualquer forma. Porém, foque em sua qualidade de vida e não caia em nenhuma tentação.

Qualidade do material

Não é difícil encontrar atletas iniciantes ou experientes que têm preferência por uma determinada marca de calçado. Não deixe que o coração fale mais alto que a razão. O melhor tênis é aquele que deixa uma pessoa confortável, e não o que é assinado por uma marca que é referência no mercado.

Tipo de pisada

Para acertar na escolha do calçado, o corredor precisa conhecer o seu tipo de pisada. A supinada exige um esforço maior do lado externo da sola. A pronada necessita de um esforço intenso no lado interno da sola.

Se você não conhece qual é o seu tipo de pisada, dê preferência para calçados neutros. Eles trazem mais segurança para o atleta durante a corrida.

Design do tênis

Um hábito bastante comum entre as marcas esportivas é lançar todos os anos novos modelos de tênis. No entanto, raramente, é possível notar muitas mudanças. Por isso, se você está adaptado ao modelo “antigo”, continue com esse calçado. É uma ótima dica para evitar gastos desnecessários.

Funcionalidade

Provavelmente, você já ouviu aquela famosa expressão: “Não julgue o livro pela capa”. Ela pode ser aplicada com sucesso no mercado esportivo, especialmente quando falamos de tênis.

Nem sempre o modelo mais bonito será indicado para o seu pé. Se um tênis feio traz conforto, escolha a segunda opção, pois ela trará ótimos resultados para o seu treino e para as próximas provas.

Após descobrir como escolher um tênis de corrida, acesse a loja virtual da Sandaliaria e conheça as melhores opções do mercado.

Receba notícias do Planeta Folha no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
Basta acessar o nosso Grupo de Notícias ou o Canal de Notícias.

Compartilhe este artigo