Durante o período de eleições, personalidades do futebol, seja por meios digitais ou encontros públicos, se manifestaram politicamente. Na Seleção, poucos jogadores utilizaram as redes sociais para se posicionarem em defesa de algum dos lados. O caso mais emblemático é o de Neymar, que declarou o voto publicamente em Bolsonaro.
Além de publicar no Instagram, o craque do PSG também participou de uma live com o presidente e apoiadores da campanha. Por outro lado, o craque teve um conteúdo ocultado nas redes por ‘’fake news’’. Durante a campanha, Thiago Silva e Daniel Alves também publicaram lemas semelhantes ao da campanha do atual presidente.
Historicamente, opiniões fortes são importantes pela posição que os jogadores ocupam, mas podem prejudicar a imagem do atleta na busca por novos clubes e captação de patrocinadores. “É um direito de cada um. Pela minha experiência no mercado, acho que os atletas devem evitar este tipo de assunto, tem muito mais a perder do que a ganhar, é um risco enorme para a imagem do jogador”, afirma Fábio Wolff, sócio da Wolff Sports, empresa que já negociou acordos comerciais com mais de cem clubes no futebol brasileiro.
Apesar de não ter cunho eleitoral, Richarlison, atacante do Tottenham e titular da equipe de Tite, também vem se tornando um “líder” nas redes sociais. Em diversas oportunidades, o jogador já declarou que não entende muito sobre política, mas que busca sempre compartilhar ações sociais e temas que possam agregar na sociedade brasileira. Desde que começou a se envolver nestes aspectos, o profissional, que sempre se destacou pelo carisma e espontaneidade nas redes, ganhou visibilidade fora do esporte.
“Ele sabe usar muito bem o poder de engajamento nas redes sociais, conta com atributos fortes na comunicação. O Richarlison faz as coisas de maneira leve, utilizando memes e linguagens que são muito aceitas nas redes sociais, talvez seja o atleta do futebol brasileiro que mais saiba utilizar essa consciência de posicionamento”, afirma Bruno Maia, especialista em novas tecnologias do esporte e sócio da agência 14.”
Renê Salviano, ex-diretor comercial, marketing e novos negócios do Cruzeiro, segue a mesma linha de pensamento, ressaltando a importância das opiniões para a construção da imagem do jogador frente ao mundo dos negócios. “A exposição gera inúmeras contrapartidas, mas fortalece ainda mais a influência que o jogador, podendo estreitar a conexão com mercados e, além de conseguirem rentabilizar essa solidificação da imagem, lutarem em prol de um mundo melhor”.