Com o avanço da tecnologia, os mecanismos de pesquisa ficou bem mais prático. E um dos serviços que se beneficiaram foi o de desentupidora de esgoto. O cuidado profissional somado a utilização das ferramentas corretas pode evitar problemas estruturais e avarias indesejáveis para a sua casa.
Para detectarmos um entupimento, temos sintomas comuns que podem ajudar a entender a situação da rede, como lentidão no escoamento da água, sons de sucção e odores vindo do ralo. Para isso, o mais indicado é contratar uma empresa profissional, então vamos conhecer mais sobre os processos de limpeza destes profissionais.
Ao iniciar uma visita, a equipe estuda o local e a rede instalada para definir o procedimento a ser tomado. Um dos processos importantes é a escolha da máquina que irá auxiliar a limpeza do local. O aparelho mais utilizado para a remoção do lodo é a máquina de eletro rotativa, que localiza, rompe o resíduo e finaliza com a raspagem do encanamento para retomar o diâmetro original.
Além desse equipamento, a desentupidora de esgoto tem a sua disposição máquinas designadas para cada demanda, podendo usar o processo de limpeza com máquina elétrica junto a cabos flexíveis e equipamentos de alta pressão e hidrojateamento, ressaltando que cada máquina é designada em propósitos diferentes, cabos flexíveis são utilizados em encanamentos de pias e tanques domésticos, enquanto o hidrojateamento é mais utilizado em redes de grande porte.
“A contratação de um profissional especializado na área é importante para que haja alguém familiarizado com a demanda e tenha habilidade com as ferramentas utilizadas para a limpeza do local. Com isso, existe a responsabilidade de executarmos o trabalho da forma correta para manter a higiene e a estrutura do local” diz Fernando Alves, fundador da DeZjato, empresa de desentupidora que está há seis anos no ramo.
Por Bruna Rodrigues