Grandes veículos de comunicação brasileiros estão em busca de novos profissionais para integrarem suas equipes. É o caso do Estadão, do UOL e do Poder360, que abriram vagas para Analista de Formatos, Editor Assistente e Redator, respectivamente.
No UOL, a oportunidade de emprego é destinada a jornalistas com experiência na condução de reportagens nacionais sobre segurança pública, direitos humanos, saúde e educação. De acordo com a descrição da vaga, o profissional atuará no núcleo de Diversidade do veículo de comunicação.
No dia a dia, além de conduzir as reportagens, o novo editor assistente também deverá elaborar e acompanhar parâmetros de produção com outras editorias do site e articular parcerias. Para participar do processo seletivo, a pessoa interessada deve realizar o cadastro na página do UOL na Gupy.
Em Brasília, jornalistas têm a oportunidade de fazer parte da equipe do portal de notícias Poder360. O veículo busca por um profissional multimídia, que tenha conhecimento dos programas Photoshop, Adobe Premiere e Audacity, além de habilidade com equipamentos da Apple.
Outros pontos ressaltados como requisitos da empresa são a organização e conhecimento de planilhas, o conhecimento avançado de inglês e a habilidade em fazer fotos e vídeos pelo celular. Conhecimento de jornalismo de dados e de como funciona o Poder Judiciário serão diferenciais.
De acordo com a página da vaga, as pessoas interessadas devem enviar um e-mail para [email protected] com o currículo em PDF e um texto de 3 parágrafos (com, no máximo, 900 caracteres) com as seguintes informações:
- Por que escolheu ser jornalista
- Quais são seus planos profissionais
- Por que gostaria de trabalhar no Poder360
Já no Estadão, a oportunidade de emprego não requer uma formação de ensino superior, no entanto, especifica a necessidade de experiência em desenvolvimento de podcasts, vídeos e formatos para as redes sociais. O tradicional jornal paulistano busca por um profissional que atuará na geração de tráfego qualificado e conversão de assinaturas.
“O analista de formatos é o responsável por entender quais os melhores formatos, dentro e fora do ambiente Estadão, para a Redação e a área de produtos atenderem o nosso público-alvo por meio de análise crítica dos dados de comportamento de audiência”, aponta a descrição da vaga, disponível no site da empresa.
Via Comunique-se
Por Julia Renó